Hora de falar dela, uma lenda que nem a ciência conseguiu explicar, mas que sim, é comprovada pela humanidade que a sua eficiência supera qualquer ataque Pokémon: Guile theme. Pérola da cultura gamer/pop, a música segue como a mais popular da franquia Street Fighter, principalmente após Street Fighter - O filme, também conhecido como O clássico da vergonha alheia, aquele filme de gosto tão duvidoso que você aprende a gostar de assistir justamente por isso.
![]() |
Mas em meio 1 hora de tragédia, duas coisas se salvam: Van Damme dançando e Ming-Na Wen, a Chun Li, em seus primeiros passos para se tornar a heroína da sua vida nerd |
Street Fighter II: o começo
![]() |
Repita comigo, alex full! |
Se você está pelo menos na casa dos vinte e poucos, viu a primeira aparição do personagem: Guile é um militar da força área americana com o clássico visual monstrão de músculos à vontade, cara de mau e óculos Ray Ban. A estreia do personagem foi em Street Fighter II (1991), game responsável por tornar a franquia da Capcom imensamente popular. Guile entra no Torneio Mundial de Lutadores com a missão de matar Bison para vingar a morte de Charlie Nash, seu melhor amigo.
Street Fighter II saiu primeiro para fliperamas e depois para consoles, incluindo o inesquecível Mega Drive. O cenário de Guile não poderia ser outro além de uma base da força aérea americana, com a primeira versão do tema que rende mais de 63 mil resultados quando você pesquisa guile theme goes with everything no Youtube.
Yoko Shimomura, sim, uma mulher, foi a autora não só dessa pérola, mas de toda a trilha sonora do game. Talvez o nome não seja familiar, mas se você já jogou Kingdom Hearts, Parasite Eve, Xenoblade, Legend of Mana ou o hilário Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars e prestou atenção nas músicas, com certeza conheceu o trabalho da japonesa. Recomendo muito (mesmo que você jogue o link no tradutor) essa entrevista da compositora para o site da Red Bull Music Academy.
Guile theme goes wih everything, o meme
Foi em dezembro de 2007 que o usuário MassEffect360 postou no Youtube o primeiro mashup com o nome "The Real Street Fighter", embora o video tenha gerado controvérsia e sinceramente, nem seja tão engraçado assim. Você poder ver clicando aqui. Quem emplacou o primeiro viral/meme foi o canal guilethemefitsall, que postou o vídeo com uma cena do filme Super Mario Bros. (1993), onde Mario cai numa espécie de portal para outra dimensão enquanto a música toca.
Também não é exatamente tão engraçado, mas é o cúmulo do thrash e por isso você precisa ver com os próprios olhos:
O tsunami de mashups depois disso foi imenso, com versões incluindo Um Maluco no Pedaço, Rick Astley, Toy Story, Senhor dos Anéis e um dos meus favoritos, com esse comercial da KFC que também é um meme, ou seja, é literalmente um memeception. E é incrível, porque não se trata desses virais embecis, que você vê as pessoas adorando sem motivo justo. Não importa quantos vídeos você assista, a sensação é que realmente, o tema do Guile combina com qualquer coisa.
Entretanto, pouca coisa se compara ao melhor mashup de sempre, saído do filme Kickboxer que oh quem diria, também é estrelado por Van Damme. Fabuloso define:
Guile theme goes with heavy metal? Sim!
Nada mais justo que uma grande música ganhasse um banho de metal, até porque muita coisa também fica ótima com heavy metal.. Isso quando as pessoas respeitam os limites do bom senso. Num giro rápido pelo Youtube o termo guile theme heavy metal retorna mais de 30 mil resultados diferentes, e alguns deles merecem destaque:
Eric Calderone
Um dos guitarristas-celebridade-virtual que eu mais gosto. A versão dele tem bateria rápida, já a melodia da guitarra é construída com atenção nos detalhes, a vibe tem um q meio antigo e eu não me surpreenderia se essa versão tivesse sido gravada lá nos anos 90;
MegaDriver
Os brasileiros sempre fazem vídeos bem legais pra ilustrar os covers. Não é a minha versão predileta, entretanto, nem sempre clico 100% com o tom das guitarras do MegaDriver, mas fica registrado;
Shinray
De longe a sacada mais legal dessa versão vem dos teclados. A banda também faz quebras de tempo que me conquistaram, e dá o seu próprio toque no ótimo trecho a partir de 01:20 até 02:00 mins. Sem falar do vídeo, que é bem divertido;
Kii Jay
Quase não incluí essa na lista, mas não deu pra resistir. #Rouge A base da melodia é mais lenta, com a pegada até meio jazz fusion, o que poderia ter estragado absolutamente tudo, mas que deu muito, muito certo e deixou o cover surpreendentemente gostoso de ouvir. Me lembrou a trilha de Streets of Rage;
FamilyJules7X
Essa versão é ok de ouvir, sem nenhum assassinato. A paradinha por volta de 01:40 mins cai num breve trecho acústico ficou que bem legal encaixado. O Waka acha o Jules meio poser, e eu morro de rir quando ele diz isso;
Entretanto, falta ela que merece o seu pedaço de post sozinho, pois é a versão ultimate entre todas as versões do tema do Guile.
Guile theme goes with Hardmetal Brasil
![]() |
Imagem: Francisco Medina Fotografia |
Em 2012 o Wakashimazu e eu estávamos dando os primeiros passos no nosso canal do Youtube. Tivemos a ideia de criar uma abertura para os nossos vídeos e colocar uma música impossível de não ser reconhecida. Eu, no momento assistindo os vídeos do peruano Charlie Parra del Riego, esse sim o meu guitarrista predileto das interwebs, sugeri usarmos a versão dele para o tema do Guile, mas para não começar de pé esquerdo e arrumar zica por direitos autorais, joguei com a sorte e deixei uma mensagem para o guitarrista na página dele no Facebook.
Pois bem. Se bem lembro custou uns 2 dias de espera, e o guitarrista respondeu na maior das simpatias e o principal, autorizando o uso da música. Falar dessa versão é misturar puxação de saco com merchan, mas eu não ligo, afinal ela não só é a minha favorita (1), a melhor que eu ouvi até então (2), como tem uma série de memórias relacionadas, é dar play e ter feels por lembrar dessa pequena-gigante loucura que nós dois fizemos.
Editamos o vídeo com o passar dos anos, mudando até chegar na versão atual;
E claro, eu encerro o texto deixando ela para você ver, ouvir e chorar comigo: Quer sugerir o próximo tema da Game e música? Deixa nos comentários o seu palpite!
1 Comentários
Jules não é meio, ele é totalmente poser em seus videos de game music. Parar a polemica por aqui #troll
ResponderExcluirA pegada do Charlie para o riff principal, nenhum outro chegou perto da execução. Só ganha dele uma versão jazz, mas ai ela não entra na parada de metal
Deixe seu recado! Mas lembre que spams, ofensas e comentários anônimos não serão aprovados.