Salve galera, hoje o HardMetal Brasil da inicio a uma nova coluna o “Back to Old Times”, a coluna tem como objetivo mostrar um pouco do trabalho de bandas que tiveram participação na história do Metal mas não chegaram a fazer um “Grande Sucesso” entre o público ou mesmo desenvolveram um trabalho bacana mas não chegaram a popularidade em massa!

Então espero que vocês apreciem a leitura e consigam conhecer os trabalhos aqui apresentados!

Começaremos o Back Old Times falando de uma Banda clássica, que é considerada umas das formadoras do Heavy Metal ao qual conheçemos hoje, O Blue Cheer!

Nome: Blue Cheer

Periodos em Ativida:
1966–1972
1974–1975
1978–1979
1983–1994
1999–2009

Gênero:
Blues-Rock
Rock Psicodélico
Heavy Metal(Inicio)

País/Cidade: Estados Unidos, São Francisco.

História:
O Blue Cheer é uma banda americana que começou nos anos 60, trabalhavam com o Blues em uma sonoridade mais pesada passando a ápices de Rock Psicodélico até desenvolver algo “parecido” com o que as bandas de Heavy Metal começariam a trabalhar.

A banda foi fundada com um apoio financeiro de Eric Albronda e Jerry Rusell, em 1967 chegaram a sua formação base com Leigh Stephens na Guitarra, Dickie Peterson no baixo e Vocal e Paul Whaley na Bateria.

O Primeiro trabalho lançado pelo Blue Cheer foi “Vincebus Eruptum”(1967-1968), um álbum que fica entre o Blues-Rock e o Psicodélico, Não chega a ser uma obra prima como um todo, mas fica o destaque pelo cover da Música “Summertime Blues” de Eddie Cochran, entre outros artistas que já fizeram cover dessa música estão por exemplo The Who e Rush, mas nenhuma alcançou tamanho Sucesso quanto a versão do Blue Cheer.

O Segundo álbum “Outsideinside”(1968), já mostra uma harmonia e sonoridade maior do que apresentada em “Vincebus Eruptum” mostrando músicas calmas e também pessadas, o destaque fica para o Hit “Sun Cycle” e a porrada(da época) “The Hunter”, Nesse álbum pode se notar a clara “raiz” do Heavy Metal dando as caras.

Lançaram entre 1969 e 1971 quatro trabalhos “New! Improved! Blue Cheer” (1969), “Blue Cheer” (1969), “The Original Human Being” (1970), “Oh! Pleasant Hope” (1971), mas devido a problemas de formação a banda ficou em hiato de 71 a 84 quando realmente voltaram.

“The Beast is Back”(1984) o álbum de retorno já apresentava um som com características mais atuais (para época), notamos isso na música “Ride With Me”, um trabalho muito bem elaborado por Dickie e os demais integrantes.

Quatro anos após “The Beast is Back” lançaram o Álbum Ao Vivo “Blitzkrieg Over Nüremberg”(1988) gravado na Alemanha, um trabalho que vale ser citado por relembrar músicas clássicas e atuais da banda!

Na Década de 90 Lançaram “Highlights and Lowlives”(1990) e “Dining With the Sharks”(1991) álbuns que não obtiveram um grande destaque e ficaram por isso mesmo até 99 quando lançaram o Ao Vivo “Hello Tokyo, Bye Bye Osaka”(1999) um álbum “Deslumbrante” nas próprias palavras da banda, dito como um dos Melhores shows do Blue Cheer.

Nos anos 2000 a banda lançou dois álbuns Ao Vivo, outro no Japão “Live In Japan”(2003) e “Live Bootleg: London – Hamburg” (2005)

O último trabalho da banda foi “What Doesn’t Kill You”(2007), Esse sim um álbum bacana, o Blue Cheer conseguiu colocar toda sonoridade que eles haviam produzido durante sua existência neste álbum com uma certa “atualidade”, “What Doesn’t Kill You” ta na lista dos melhores álbuns lançados na década para mim!

Atualmente:
Dickie Peterson morreu em 2009 em conseqüência de um Câncer de Próstata, sem o lendário vocalista a banda acabou por encerrar as atividades ainda em 2009, especula se que a banda esteja tentando retornar com um novo vocalista, mas não há nada confirmado.

O que Marcou?
O Blue Cheer é lançado como os Pioneiros do Heavy Metal, até hoje há muita discussão sobre quem realmente foi o pioneiro do Metal já que o Black Sabbath também é dado como pioneiro. Há quem defenda o Blue Cheer e quem defenda o Black Sabbath, mas nada muda o Fato do trabalho deixado por esta banda que nos apresentou e de certo modo plantou o campo para a música pesada que conhecemos hoje!

Artes da Banda:






No inicio da banda apresentava toda uma estética "hippie" até um visual mais "Brutal" e Cômico! Da esquerda para direita Capa de "Vincebus Eruptum", Contra capa de "Outsideinside" e a Capa do ultimo álbum da banda "What Doesn't Kill You".

Vídeos da Banda:









Blue Cheer pode ser uma banda desconhecida para muitos hoje, mas seus trabalhos com certeza inspiraram muitas pessoas nas suas épocas de Glória. Um estilo único e um amor incondicional a música.