Já andei falando um pouco sobre a participação de Tarja Turunen como jurada da edição 2015 do The Voice of Finland. Pois bem, hoje eu trago outra novidade, cortesia do fã clube Winter Storm Rio de Janeiro: eles tiveram a chance de entrevistar a Fabiane Laube, única brasileira entre os classificados do programa que está no Team Tarja.
E depois da leitura e não esqueça de passar na página do Winter Storm RJ no Facebook e também no site.
E depois da leitura e não esqueça de passar na página do Winter Storm RJ no Facebook e também no site.
Viva ao merchan!
"A equipe do Winter Storm Rio de Janeiro teve o prazer de entrevistar Fabiane Laube, a cantora brasileira que conquistou a todos com seu talento e simpatia no The Voice of Finland!"
- Como iniciou a carreira? O que levou você a tornar-se cantora?
Minha paixão por música começou aos 10 anos de idade, relativamente tarde. Comecei , acredite se quiser,cantando música sertaneja e aos 15 anos comecei a estudar canto lírico com um professor particular, mas ao mesmo tempo tinha paixão pelo rock! (ah se conhecesse a Tarja nessa época!). Assim que comecei a cantar lírico, participei de um concurso de canto em BH e ganhei o primeiro lugar. Mas como eu também gostava de rock, cantava em bandas cover e minha festa de 15 anos foi eu com uns amigos tocando rock!
Bem diferente das meninas de 15 anos da minha época hehehe! (escute o arquivo de áudio daquela época que coloquei aqui) e aos 18 anos tive minha própria banda de cover da Janis Joplin! Aos 18 anos também ouvi pela primeira vez a voz de Maria Callas e me apaixonei pelo canto lírico! Gostava de passar horas escutando as árias e ficando cantando e admirando sua voz. Minha mãe no entanto foi e ainda é minha maior incentivadora, então devo a ela muito o fato das pessoas saberem que canto.
- Além do canto, exerce alguma outra atividade?
Minha profissão, na qual sou formada pela Universidade de Helsinque é Filologia Inglesa, o que no Brasil é conhecido como Letras. Dou aulas de inglês desde os 12 anos e, claro, aprendi inglês através da música! Na Finlândia, dou aulas já a 14 anos na minha própria pequena empresa (www.4kids.fi) , então minha vida é bastante agitada! ;-)
- O que te levou a ir para a Finlândia? Foi difícil aprender o finlandês?
Em 1999, estava estudando por um ano nos Estados Unidos e conheci um Finlandês. Nos apaixonamos e o resto é história! Em maio de 2000, me mudei permanentemente pra cá. Sim, o Finlandês é considerada a segunda língua mais difícil de se aprender no mundo depois do Mandarim. Apesar de ser estudante de letras e me dedicar bastante, só comecei a entender alguma coisa depois de três anos!
- Do que sente mais saudade do Brasil?
Da minha família e da espontaneidade de nós Brasileiros! E a comida nem se fala! A picanha do Brasil... hmmm!
- Como conheceu a Tarja Turunen? O que mais te admira nela?
Escutei a Tarja pela primeira vez quando “Nemo” tocava sem parar nas rádios finlandesas. Me lembro como se fosse hoje: estava no carro com meu namorado e falei “Nossa, essa cantora faz o que eu sempre sonhei em fazer, aliar o lírico ao rock!”. Sempre admirei a coragem da Tarja por isso. Ela foi uma inovadora e ainda é! O que mais me admira nela além do seu profissionalismo, é como ela consegue aliar o trabalho com a família, nossa, que exemplo de mulher! Ser só artista ou só mãe já são tarefas impossíveis pra muitos, e ela consegue fazer os dois e extremamente bem! Realmente só tenho que admira-la muito!
- Como surgiu a ideia de inscrever se no The Voice of Finland?
Meus amigos e família me falam há anos que eu deveria me inscrever no programa. Quando descobri que a Tarja iria ser uma das técnicas, não pensei duas vezes!
- Porque escolheu “Ave Maria” como música para sua primeira performance?
Eu queria cantar com o coração, que a Tarja percebesse isso na minha voz e Ave Maria é música que não tem jeito de cantar se não com o coração, além de ser a favorita minha e minha mãe.
- Qual foi a sensação ao ir para a apresentação? O fato de estar em outro país te deixou nervosa?
A sensação foi indescritível. Meu coração batia tanto que achava que ia desmaiar! :-D Agora a Finlândia é o meu país, então com relação a isso estava super tranquila :)
- Ao ser aprovada pela Tarja, o que passou na sua cabeça?
Muita emoção! Eles tiveram que editar meu choro, porque chorei muito nos bracos da Tarja! :-D Eu sonhei muito com esse momento e ver ele acontecendo foi inacreditável.
- Como se sente ao ser a única brasileira em um programa finlandês? Após a sua aparição, muitos brasileiros que acompanham o programa, passaram a torcer a apoiá-la, o quanto isso é importante pra você?
É um orgulho muito grande pra mim, especialmente porque amo o Brasil e a comunidade Brasileira aqui é muito carinhosa e as pessoas realmente tem dado muita forca. Fiquei muito surpresa e feliz que muitos brasileiros que moram no Brasil também estão me dando apoio. É uma honra poder estar representando nosso país, e os finlandeses são fãs do Brasil :)
- Existe algum (a) cantor(a) que tem vontade de gravar uma música ou CD junto?
Cliché, cliché, mas claro que a Tarja! E na área lírica, Andréa Bocceli e poder cantar acompanhada da orquestra de André Rieu.
- Por fim, gostaria de deixar alguma mensagem para as pessoas que passaram a te acompanhar e torcem por sua vitória no programa?
Eu gostaria de agradecer o carinho e apoio de todos e fiquem ligados, porque vem vídeos bonitos por aí ;-) Um abração a todos!!!!!!!! < 3
0 Comentários
Deixe seu recado! Mas lembre que spams, ofensas e comentários anônimos não serão aprovados.