Imagem: Febersyn AS

Ao que tudo indica, vou deixar o Cover de Quinta por uns tempos no pique da roleta russa, então a primeira música ou banda que me vier à cabeça, vira post. Essa semana a gente vai com o vídeo de uma das melhores invenções da internet, já que eu percebi que os vídeos postados na nossa página do Facebook renderam um ótimo feedback.

Há uns 3 anos eu conheci o trabalho do Per Fredrik Åsly através do Warriors of The Metal, blog que atualmente eu quase não visito mais. Boa parte do meu tempo na internet sempre foi dedicado a pesquisar sobre música (mesmo antes do blog), por isso me chamou a atenção o texto falando sobre o moço que você, com alguns KM rodados nas estradas das interwebs, conhece como PelleK.

PelleK é um tipo de lenda moderna graças a sua voz, que tem o alcance incrível de quatro oitavas e você pode conferir nesse vídeo, o primeiro que eu assisti quando descobri o canal que ele mantém no Youtube:


Entretanto, Pellek não é um cantor aleatório surgido do acaso. O norueguês de 28 anos é cantor profissional desde 2010, tem mais de 100 shows realizados pela Europa e Estados Unidos e cantou em mais de 20 álbuns lançados, incluindo seus 3 álbuns solo: Bag of Tricks, o excelente Ocean of Oportunity, que ganhou resenha quando o Por que ouvir ainda era Resenhando e eu escrevia textos pequenos (*tosse e engasga*), e o mais recém lançado CloudDancers, que você pode comprar aqui.

Eu incentivo e apoio o trabalho de toda a galera que passa pelo blog, claro, mas o que o PelleK faz é admirável, pois apesar de ter potencial para liderar qualquer banda, o foco do seu trabalho é manter o canal do Youtube vivo, gravando em média 2 vídeo semanais com covers de tudo o que você, que entrou agora para o #TeamPelleK, possa imaginar, Trilhas de games, animes, filmes, popices inesperadas tipo "Barbie Girl" do Aqua, e versões de músicas hard/heavy.

Geralmente eu não gosto muito de covers heavy de hard eheavy porque acho reduntante, mas que nesse caso é impossível não abrir uma grande e redonda exeção. Então vamos de "Runaway", som da banda do eterno bom moço, Jon Bon Jovi.



Sobre a original: "Runaway" faz parte do álbum homônimo lançado pelo Bon Jovi em 1984, sendo um dos que raramente teve as músicas tocadas ao vivo (exceto Runaway) após o lançamento do Slippery When Wet (1986), álbum responsável por colocar o grupo no caminho definitivo do sucesso. Entretanto, a turnê de 2010 (Circle Tour) teve incluídas no setlist as faixas "Roulette", "Get Ready" e "Shot Through The Heart" que não caia na pegadinha do Mallandro, não tem nada a ver com "You Give Love a Bad Name".

Em 1984 a música alcançou a posição 34 da lista Hot 100 da Billboard, e em 2010 entrou na trilha sonora do game Rock Band 3, onde os jogadores podem utilizar instrumentos reais. Eu gosto muito dessa música pelo fato dela ir na contramão das infames power ballads do Bon Jovi, seguindo ao invés disso um caminho mais animado, com teclados super marcantes.



Sobre o cover: PelleK gravou o vídeo de "Runaway" em 2013, ano de lançamento do Ocean of Opportunity. Uma das características mais legais é que a sua voz tem um charme natural fácil de cativar, e PelleK por sua vez tem o bom senso de apesar do talento natural, não ficar se exibindo ou abusando/forçando a garganta, o que é ótimo.

Seus agudos são usados de forma saudável tanto nas músicas originais quanto nos covers, e no caso de "Runaway" você ouve a partir dos 03:14 até o final, coisa breve, mas bacana. A versão dele segue mais o caminho power melódico que hard.



Veredito: tal como eu disse, gosto muito de "Runaway" por quebrar essa insistência do Bon Jovi em focar em baladas ou músicas lentas, o que não é ruim, só irrita o meu coração não romântico. Resumindo, uma música ótima. Já a versão do PelleK pode ser considerada antiga (!), sem exageros e bacana de ouvir. Se você não conhecia o trabalho do moço, já tem um vídeo para assistir e começar a explorar. E eu recomendo mesmo.


Links relacionados:
pellek.com
twitter.com/imPelleK
youtube.com/pellekofficial
www.facebook.com/pellekofficial
itunes.apple.com/us/artist/pellek/id411708930
instagram.com/realpellek
patreon.com/pellekofficial
plus.google.com/111824937256643495434/about




Letra:

On the streets where you live girls talk about their social lives
They`re made of lipstick, plastic and paint
a touch of secret in their eyes
All your life, all your life, all you`ve asked when's your daddy gonna talk to you
she was living in an other world
Tryin' to get her message through

No-one heard a single word you said
they should have seen it in your eyes
What was going round your head

Ooh, she's a little runaway
Daddy's girl learned fast
All those things she couldn't say
Ooh she's a little runaway

A different line every night, guaranteed to blow your mind
I see you out on the streets
Combing for a wild time
So you sit home alone 'cause there's nothing left that you can do
There's only pictures hung in the shadows
Left there to look at you

You know she likes the lights at night on the neon Broadway signs
She don't really mind
It's only love she hopes to find

Ooh, she's a little runaway
Daddy's girl learned fast
All those things she couldn't say
Ooh she's a little runaway

No-one heard a single word you said
They should have seen it in your eyes
What was going round your heart

Ooh, she's a little runaway
Daddy's girl learned fast
All those things he couldn't say
Ooh she's a little runaway
Daddy's girl learned fast
Now she was the night away