Arquivo X voltou e conitnua com tudo. A décima temporada não só teve uma estreia com audiência recorde, como o andamento da exibição da série anda quebrando recordes de audiência ao redor do mundo. O que é bem legal, já que após a frustração do lançamento do filme The X-Files: I Want to Believe em 2008, e a audiência da nona temporada em 2002 em nada refletiram o sucesso de Mulder e Scully.


O episódio de estreia, "My Struggle" marcou nos EUA loucos 6.1 pontos na audiência qualificada (18-49 anos), e teve uma audiência total acima dos 16 milhões. Os números são maiores até dos que eu havia dito antes. Claro, de certo houve um boost proporcionado pela exibição ter sido após a partida da National Football Conference, mas ainda assim. Já o segundo episódio, "Founder's Mutation", marcou 3.2 pontos na audiência qualificada, e teve quase 10 milhões de espectadores. Ainda assim os números passam longe de serem ruins, e você vai ver o porquê.

Fazendo um comparativo, os números são quase o dobro da média de 1,5 marcada por Gotham, a série regular da Fox no slot das 20h de segunda-feira. Não bastando, a audiência adicional de Arquivo X nos três dias seguintes de exibição pós-futebol levou os números para insanos 7,8 pontos e 20 milhões de espectadores no total. E isso é apenas a audiência americana, pois a audiência mundial é de colocar qualquer um na camisa de força.

Quando os outros países são incluídos na matemática, a Fox estima que os dois episódios de Arquivo X foram assistidos por mais de 50 milhões de pessoas até o momento, considerando os cálculos da audiência ao vivo e no mesmo dia. E pense: a série sequer estreou ainda em países tais como Reino Unido, Austrália e Índia. Entretanto, tal sucesso abre a brecha para nós questionarmos: 

Será que ele continuaria caso a série se estendesse por mais do que os quatro episódios restantes?
Os fãs novos no universo de Arquivo X, permaneceriam para acompanhar?

Após anos sem um episódio novo, a série cresceu basicamente através de DVDs e serviços de streaming, então fica mais uma dúvida: será que vale a pena arriscar?


Caso a resposta seja sim, as perguntas não param: teria a Fox, coragem para encomendar a décima primeira temporada da série? Chris Carter, David Duchovny, Gillian Anderson, Mitch Pileggi, todos demonstraram interesse em voltar para mais episódios caso haja demanda, levantando a bola para a Fox definir se os fãs terão mais Arquivo X. O terreno é escorregadio, mas além de todos os números acima, a série ainda foi a mais assistida em países como Finlândia, Sérvia, Polônia, Itália, Holanda, e bateu os recordes da sexta temporada de The Walking Dead em países como Argentina, Chile, Colômbia e México.

É difícil imaginar que com essa bomba atômica de números, a renovação de Arquivo X não seja ao menos 10% considerada, afinal, num tempo onde o desafio é segurar a atenção do público, chances assim são tentadoras demais para as emissoras dispensarem.