Hayao Miyazaki é um cara idolatrado. Muito. Pra você que cair no post de paraquedas e não conhecer o homem, Miyazaki é o fundador do lendário Studio Ghibli, um dos maiores estúdios da animação japonesa, tanto em porte quanto em fama. E o artista e diretor completa 75 anos de idade, e por acaso eu tenho uma ligação indireta-e-importante com ele.

A estreia de Hayao Miyazaki nos cinemas do ocidente "Princesa Mononoke" (1997), filme de fantasia situado na Era Muromachi onde os homens viviam com deuses e feras, e que deu destaque bastante para as tendências pacifistas e ambientalistas do diretor, traço esse que se tornaria marcante nos trabalhos da sua carreira. Some a isso a sua feliz tendência de retratar protagonistas mulheres (e bem escritas) em seus filmes, por isso se você procura bons filmes nesse quesito, Miyazaki é o cara.

Seguindo, o diretor lançou em 2001 aquele que é, provavelmente, o seu trabalho mais conhecido: "A Viagem de Chihiro", que retrata a história de Chihiro, uma garota que após vários eventos de ordem estranha/sobrenatural se vê trabalhando em uma casa de banhos para espíritos. Vale destacar que o filme rendeu ao Miyazaki o Oscar de Melhor Animação em 2001, momento histórico de Hollywood reconhecendo os trabalhos fora da caixinha do óbvio.

Outros trabalhos de destaque incluem de Hayao Miyazaki são "Lupin III", "O Castelo de Cagliostro", "O Serviço de Entregas de Kiki", "O Castelo Animado", "Meu Vizinho Totoro" e "Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar", os dois últimos também bastante populares. ainda tem "Nausicaa do Vale do Vento", adaptação do mangá de mesmo nome e que eu prometi a uma amiga assistir na íntegra e ainda estou devendo.

Hayao Miyazaki é um cara que eu gosto, mesmo sem conhecer o trabalho a fundo. Tenho uma história indireta com ele por ser um artista querido por amigas próximas, daí uma coisa puxa a outra, surgem teorias conspiratórias de "seria Rey inspirada na Nausicaa", Daisy Ridley (pela qual mais de meio mundo e eu inclusa está apaixonado) parece como dubladora de "Only Yesterday", filme que não é do Miyazaki, mas é do Studio Ghibi, e no final fica tudo em casa.

A saída de cena do diretor aconteceu em 2013, após o lançamento do seu mais recente filme, "Vidas ao Vento." Resumindo, se você é fã de animações, Hayao Miyazaki (que também passou pela Toei) é um cara obrigatório para conhecer o trabalho, uma espécie de Walt Disney do Japão (tirando o sexismo burro).

Então, parabéns!