Ahh, esse Cover. Porque se eu digo pra você sair da caixinha do óbvio, é porque eu vivi e vivo isso. Até pensei em ver outra música para colocar no lugar dessa, mas bateu a maior preguiça de todos os tempos da última semana (é o sétimo post que eu escrevo hoje), então preferi ficar com ele e toda a ideia que eu bolei lá na semana passada.

O Green Day marcou a minha vida bem indiretamente. Não sou fã, não tenho álbuns favoritos, mas a memória da banda está associada à uma experiência que eu valorizo muito, e que teve papel importante na minha luta pelo respeito às diferenças musicais, que eu tanto digo no HMBR. Afinal, imagina ser amiga de uma pessoa cujos gostos musicais são deveras diferentes dos seus? É uma experiência.

Minha melhor amiga da faculdade é muito, muito fã do Green Day. De ter tatuagem e tudo. Só que a boa parte das bandas que ela gosta eu não ligo, e uma das coisas mais engraçadas que eu lembro dela dizer foi sobre não gostar de power metal, que ná época (2010) eu adorava. Olhando assim a previsão do tempo seria pé na porta e soco na cara, certo? Mas eu adoro contrariar, então foi tudo diferente.

Conversávamos um bocado sobre música, nós duas e com outros amigos. Eu sempre soube que ela gostava mais do indie, e ela ainda sabe que eu sou cabeça de metal, mas nós nunca nos desententemos. Por mais de uma eu fiquei absurdamente feliz de ela, e mais esses outros amigos nossos dizerem que apesar de "não gostarem de metalheads", eles gostavam de mim e me respeitavam. Porque eu era diferente.

Em respeito a isso eu nunca me fechei aos papos deles sobre Green Day, Fall Out Boy, 30 Seconds to Mars, Lady Gaga. Eu sei do que eu gosto, mas música é um conhecimento que eu não dispenso, dane-se o gênero. Até para criticar eu preciso conhecer o artista, coisa que a maioria não faz. Então perdido lá no fundo do baú de covers eu achei essa versão de "Like a Rolling Stone", do Bob Dylan.

Sobre a original: "Like a Rolling Stone" foi lançada em 1965 pelo cantor e compositor Bob Dylan juntamente com o álbum Highway 61 Revisited. Dylan compôs a música quando voltou de uma cansativa turnê pela Inglaterra, editando a letra diversas vezes até chegar ao resultado final. Durante dois dias de pré-produção ele lutou para encontrar a essência da música, até tentou um formato rock, mas acabou não dando muito certo.

Insatisfeita com os mais de seis minutos de duração, e o som elétrico pesado, a Columbia Records hesitou em lançar a música. Um mês depois vazou uma cópia para um novo clube de música popular, ela foi ouvida por vários DJs, e embora as rádios relutassem em tocar uma música tão longa, "Like a Rolling Stone" alcançou o topo da lista americana da Billboard, tornando-se um hit mundial.


Sobre o cover: a versão do Green Day para "Like a Rolling Stone" foi lançada em 2009 juntamente com o álbum 21st Century Breakdown, o oitavo  play da carreira dos norte-americanos. Dividido em três atos, o álbum acompanha o casal de jovens Christian e Glória, na miséria e esperança do novo século. Musicalmente falando, o ábum segue o estilo rock opera do antecessor, o famoso American Idiot.

O álbum estreou em primeiro lugar nas paradas de mais de 14 países, e as vendas ao redor do mundo superaram a marca dos 2 milhões, sendo esse o quarto álbum mais vendido do ano. Hoje estima-se que as vendas superaram os 4 milhões de unidades, sendo mais de 1 milhão apenas nos Estados Unidos.


Veredito: se você é carioca e passou um tempo ouvindo as rádios Paradiso e JB, é bem provável conhecer daí a versão do Bob Dylan, caso você não seja das antigas e viveu o lançamento. Na verdade eu acho que lembro dela de um comercial de carro (Corolla?), mas lembrar é uma arte que eu não domino. A versão do Green Day é simpática, segue a mesma estrutura e mantém a vibe agradável de ouvir, sem muitas surpresas.

Com esse Cover eu quero, de certa forma agradecer, pela experiência que essa galera da faculdade me proporcionou, pela felicidade de ter uma amiga que tal como eu podia esperar, nunca me julgou em nada, nem mesmo nas preferências musicais, mas que ao invés disso sempre me respeitou e às vezes até teve curiosidade de me ouvir. Digo e repito, é uma experiência que eu sempre vou valorizar. Esse tipo de pessoa sempre foi a minoria na minha vida, e em geral, é rara no mercado.




Letra

Once upon a time you dressed so fine
You threw the bums a dime in your prime, didn't you?
People'd call, say, 
"Beware doll, you're bound to fall"
You thought they were all kiddin' you
You used to laugh about
Everybody that was hangin' out
Now you don't talk so loud
Now you don't seem so proud
About having to be scrounging for your next meal.

How does it feel
How does it feel
To be without a home
Like a complete unknown
Like a rolling stone?

You've gone to the finest school all right, Miss Lonely
But you know you only used to get juiced in it
And nobody has ever taught you how to live on the street
And now you find out you're gonna have to get used to it
You said you'd never compromise
With the mystery tramp, but now you realize
He's not selling any alibis
As you stare into the vacuum of his eyes
And ask him do you want to make a deal?

How does it feel
How does it feel
To be on your own
With no direction home
Like a complete unknown
Like a rolling stone?

You never turned around 
to see the frowns on the jugglers and the clowns
When they all did tricks for you
You never understood that it ain't no good
You shouldn't let other people 
get your kicks for you
You used to ride on the chrome horse 
with your diplomat
Who carried on his shoulder a Siamese cat
Ain't it hard when you discover that
He really wasn't where it's at
After he took from you everything he could steal.

How does it feel
How does it feel
To be on your own
With no direction home
Like a complete unknown
Like a rolling stone?

Princess on the steeple and all the pretty people
They're drinkin', thinkin' that they got it made
Exchanging all kinds of precious gifts and things
But you'd better lift your diamond ring, 
you'd better pawn it babe
You used to be so amused
At Napoleon in rags 
and the language that he used
Go to him now, he calls you, you can't refuse
When you got nothing, you got nothing to lose
You're invisible now, 
you got no secrets to conceal.

How does it feel
How does it feel
To be on your own
With no direction home
Like a complete unknown
Like a rolling stone?