No segundo especial Tudo que você precisa saber sobre, você confere as informações sobre "Pariah's Child", o oitavo álbum de estúdio dos finlandeses do Sonata Arctica e sucessor de "Stones Grow Her Name". Quando terminar a leitura, passe para ler o no nosso outro especial sobre "Hydra", novo lançamento do Within Temptation. É só clicar no banner abaixo:


Janeiro

No release oficial divulgado pela banda o vocalista Tony Kakko dividiu os seus sentimentos sobre o disco, destacando a arte da capa que traz de volta o lobo, que durante os anos tinha sido o mascote e marca registrada do Sonata. Abaixo você lê um trecho do release, mas pode ler o texto completo aqui:

"Como sempre é muito difícil escolher um nome para o novo bebê. Tentei abordá-lo a partir de vários ângulos; como este é o nosso oitavo álbum e como seria fácil abusar do fato. Todo o simbolismo do número oito, a eternidade, e assim por diante. Entretanto, só isso não soava bem, uma vez que já foi feito tantas vezes.

Então eu comecei a pensar em como de certo ponto abandonamos o nosso 'animal totem', o lobo e tudo o que vem com o território. Enquanto a música no álbum aproxima-se mais do 'velho' Sonata, o que significa mais elementos power metal e lobos em muitas das músicas de uma forma ou de outra, ficou claro que precisávamos de um lobo na capa. Um lobo abandonado. Um pária. Ou o filho de um pária, na verdade. A nova geração que irá trazer a logotipo antiga de volta."

Capa de Pariah's Child


  • O novo baixista

Em Agosto do ano passado o baixista Marko Paasikoski tinha anunciado a sua saída, deixando vago o posto que foi ocupado por Pasi Kauppinen (Silent Voices, ex-Requiem, Winterborn). Pasi também já havia mixado os dois DVDs lançados pelo Sonata Arctica, e gravado trechos de baixo nos últimos 3 discos:




  • Tracklist e primeiro trailer
No dia 15 a gente assistiu o primeiro trailer de Pariah's Child, que contou com a participação do baterista Tommy Portimo, e lemos os comentários do Tony sobre o processo de gravação, que aconteceu no Studio 57 em Alaveteli, Finlândia:

"Existem algumas músicas 'hits-instantâneos-do-Sonata' no álbum, o que é bom, pois acho que alcançamos o resultado que tínhamos em mente. Nós criamos o próximo álbum power metalesco do Sonata Arctica e acho que conseguimos isso de forma adequada.

Tenho que dizer que fui afastado para bem longe daqueles 'dias de trovão', de velocidade e atitude positiva. Fiquei feliz em perceber este estilo ainda pode me fazer sorrir. A música tem que fazer isso comigo. Isso também mostra as músicas mais antigas em uma luz totalmente nova para mim. Agora eu posso entender e apreciar porque os fãs gostam do que fizemos nos primeiros dias."


O dia 15 também foi o dia em que a gente descobriu a tracklist:

1. The Wolves Die Young
2. Running Lights
3. Take One Breath
4. Cloud Factory
5. Blood
6. What Did You Do In The War, Dad?
7. Half A Marathon Man
8. X Marks The Spot
9. Love
10. Larger Than Life

  • Segundo trailer e shows no Brasil
Dessa vez quem aparece no segundo trailer é o novo baixista. Por sua vez, o site Nordic Rock teve acesso antecipado ao CD e escreveu deixou a sua opinião aqui. Os shows no Brasil já tinham as das datas confirmadas desde Dezembro de 2013, mas não custa nada relembrar:

15/03/2014 - AABB, Brasília, Brasil
16/03/2014 - Musichall, Belo Horizonte, Brasil
17/03/2014 - Teatro Rival Petrobras, Rio de Janeiro, Brasil
18/03/2014 - Teatro Rival Petrobras, Rio de Janeiro, Brasil
19/03/2014 - Carioca Club, São Paulo, Brasil



Fevereiro

Esse foi o mês dos vídeos: primeiro, saíram mais trailers de Pariah's Child, respectivamente com o guitarrista Elias Viljanen e o tecladista Henrik "Henkka" Klingenberg:



Depois, tivemos o vídeo oficial de "The Wolves Dies Young", que merece um comentário a parte.


A música resgata elementos conhecidos feito as melodias rápidas, e acrescenta outros novos, porém positivos tais como os "sinos de natal", além de ter um refrão forte, combinando muito bem com a atmosfera que lembra hits como "The Last Amazing Grays" e "Flag In The Ground."


Já o vídeo teve a direção de Patric Ullaeus, famoso entre os fãs por seus trabalhos que as vezes acertam na produção, mas pecam muito no conceito. Gravado na cidade finlandesa de Lathi, o vídeo quase sofre a mesma armadilha da má interpretação, não fosse por um comentário na página da banda que me colocou na direção certa.


Qual direção? Eu conto. A letra de The Wolves Dies Young é uma espécie de adaptação para a fábula dinamarquesa "A nova roupa do rei", onde Hans Christian Andersen fala sobre um rei que muito orgulhoso, porém pouco esperto, ao ponto de ser enganado por dois vigaristas se passando por alfaiates.


Os alfaiates prometeram costurar uma roupa feita de um tecido especial que apenas pessoas inteligentes poderiam ver, por isso para não fazer papel de burro, o rei dizia que conseguia ver a roupa mesmo sem ela existir. Como todos nos reino queriam agradá-lo, quase ninguém ousa dizer que ele está nu.


O Sonata reconta a história de uma forma bem particular, mantendo quase toda a base, mas trocando o rei por uma rainha, ou seja, as cenas de nu feminino que a gente vê não foram decididas pelo do diretor, e sim vieram da música. Um alívio providencial.


Apesar de no primeiro momento ter sido difícil de entender, e de ter ângulos de câmera estranhos, eu gostei do vídeo. Verdade seja dita, é impossível uma representação feminina ser 100% imune a críticas, mas mesmo assim a banda fez um trabalho respeitável que vale o play sem medo:



Pra fechar Fevereiro, a gente teve o trailer do álbum com o vocalista Tony Kakko, e o lyric video de mais uma música: "Cloud Factory."



Março

Agora a coisa começou a ficar séria. Saímos da casa dos vídeos-trailers e partirmos para o track by track, com opiniões e trechos de cada música. De uma vez só o Hardmetal Brasil deixa as duas partes:



  • Anette Olzon e Sonata Arctica no mesmo festival

Uma notícia bacana que a gente não lê sempre. O Sonata Arctica anunciou que vai participar como headliner do Kivenlahti Rock, festival que acontece em Junho na cidade finlandesa de Espoo, mas a grande novidade será que Anette Olzon também vai participar e ser headliner, não apenas lançando o primeiro disco solo (Shine), como fazendo o primeiro show solo em um festival.
O Kivenlathi também terá a presença de bandas como Sabaton, Uriah Heep, The Rasmus, UB40 e Stam1na.


  • Shows na América Latina
Após mais uma passagem muito bem sucedida pelo Brasil, os primeiros registros dos shows do Sonata Arctica começam a aparecer. Abaixo você assiste a alguns vídeos do show no Rio de Janeiro, São Paulo, e Lima (Peru) e Bogotá (Colômbia):







  • Fotos dos shows no Brasil
Quer saber em especial como foi a passagem pelo Rio de Janeiro? Confira as ótimas imagens da Alessandra Tolc, é só clicar aqui e ver o álbum na página oficial da brasileira:

Créditos: Alessandra Tolc
(se me permitem dizer em 
off, o trabalho dela é muito bacana, vale a pena acompanhar)