Fica que vai ter bolo: Jon Bon Jovi, vocalista e fundador do Bon Jovi completa 51 anos nesse Sábado. Pra comemorar o Hardmetal Brasil traz uma lista de hits favoritos e um resumo da carreira desse figurão amado por todos, e principalmente, por todas.

John Francis Bongiovi nasceu em 1962 no Estado de Nova Jersey. Descendente de italianos, sempre teve cara de bom moço, madeixas bem cuidadas e sorriso largo. Só que, mostrando que não seria só mais um rostinho (e corpo) bonito na multidão, Jon ralou muito, e hoje pode se gabar da indicação para o Songwriters Hall of Fame em 2009, de ter aparecido na lista das 100 pessoas mais poderosas e influentes da música da Revista Billboard em 2012, e claro, das nomeações de "Rockstar mais Sexy" e um das "50 pessoas mais bonitas do mundo" feitas pela Revista People.

O começo
Jon conheceu o sucesso em 1984 com o lançamento do primeiro álbum do Bon Jovi, porém foi apenas em 1986 que obteve o reconhecimento do mundo com Slippery When Wet, que trouxe hits como You Give Love a Bad Name Livin' on a Prayer, um dos hinos do hard rock.

As vendas atingiram a casa dos 18 milhões, tranformando ele e seus amigos Richie Sambora, Tico Torres, Alec John Such e David Bryan em verdadeiros rockstars. Esse sucesso foi tão grande que o video de Livin' on a Prayer chegou a ser retirado da programação da MTV americana por ter permanecido tempo demais na lista de clipes mais pedidos.

Ráá, pegadinha do Malandro
Em 1988 viria o lançamento de New Jersey, vendendo tanto quanto seu antecessor e rendendo turnês com participações de Elton John, Lita Ford, Eric Burden (The Animals), Jimmy Page (Led Zeppelin), Bruce Dickinson (Iron Maiden), Dee Snider (Twisted Sister), Joe Elliot (Def Leppard) e Scorpions. Com isso o Bon Jovi viria a saturar-se de trabalho e passar pelo seu primeiro hiato, dando a Jon a chance de lançar o álbum solo Blaze of Glory, trilha sonora do filme "Young Guns 2", que ficou conhecido no Brasil como Jovens Demais Para Morrer 2.

O retorno
Em 1992 a banda se reúne para gravar Keep The Faith, 5º álbum de estúdio que mantém a fórmula que combina rock e romances, onde Jon encarna o personagem que é capaz de fazer tudo pela mulher amada. Apesar de não ter superado o sucesso de New Jersey e Slipper When Wet, o disco foi um sucesso, marcando também a mudança visual de Jon e seus companheiros.

Com o lançamento da coletânea Cross Road em 1994 a banda atingiu mais um pico de sucesso, pois veio com duas músicas inéditas, das quais uma ficaria eternizada como hino-corta-pulsos-amoroso: Always. Aqui no Brasil o clipe de Someday I'll Be Saturday Night também precisou ser retirado das paradas da MTV brasileira para  das chance a outros clipes.

Ráá, pegadinha do Malandro reloaded


O novo hiato e Crush
Com mais uma pausa, Jon aproveita 1997 para lançar Destination Anywhere, seu segundo álbum solo que veio junto de um curta metragem com a participação dos atores  Kevin Bacon, Demi Moore, Annabela Sciorra e Whoopie Goldberg. Turnês e um showcase modesto no Brasil marcaram a divulgação do trabalho.

Em meados de Junho todos se reuniriam novamente para lançar Crush, sucesso de vendas com o single It's My Life, que entra para a história como a música mais famosas do Bon Jovi. A partir daí todos entraram na linha, acertaram as diferenças e lançaram Bounce -inspirado nos atentados de 11 de setembro- e o Box Set 100.000.000 Bon Jovi Fans Can't be Wrong, comemorando 20 anos de carreira.

Com mais de 3 milhões de vendas o mundo viu a chegada de Have a Nice Day, que teve uma grande turnê iniciada na cidade de Chicago em 2005. Entre mudanças de estilos -ora mais rock, mais country, mais hard- a banda faz um meio retorno às origens com The Circle e sua turnê, que foi a mais lucrativa de 2010 com faturamenteo acima dos 200 milhões de dólares segundo o site Pollstar. Esse também foi o ano de colecionar mais um prêmio: o de Icone Global no MTV Europe Music Awards.




Atualmente
Já carregando os inevitáveis sinais da idade, Jon continua nos palcos. No próximo dia 12 será lançado What About Now, o 12º álbum da carreira do Bon Jovi que teve a turnê de apoio Because We Can iniciada em Fevereiro com a promessa de passar pela América do Norte, Europa, África, Austrália, Extremo Oriente e América Latina. Mais trabalhos solo? Lógico que tivemos. Jon gravou a trilha sonora do filme Stand Up Guys (mais conhecido por lá como Not Running Anymore) que chegou até a receber uma indicação para o Globo de Ouro.

E assim continua a vida do bonitão que continua bonitão, rico, famoso, cheio de sucessos históricos.

Extra:
Conforme prometi, aqui vai a lista com umas músicas do Bon Jovi que eu gosto. Não é a minha banda favorita porque a acho o cúmulo do romantismo chato (risos), mas os caras mesmo assim sempre ficaram perto dos meus ouvidos ao longo dos anos. Afinal, música boa é música boa.
  1. Blood on Blood
  2. It's My Life
  3. Two Story Town
  4. Always
  5. Misunderstood
  6. Livin' on a Prayer
  7. I'll Be There For You
  8. Have a Nice Day