Que existe uma dezena de gêneros musicais e vertentes do rock e metal, todo mundo sabe. Que esses gêneros e vertentes brigam entre si sempre que podem, é informação mais conhecida que a origem dos bebês - a cegonha. Só que apesar do arranca rabo, parece que um tipo de música consegue unir perto da mesma caixa de som o headbanger tr00 from hell, e a tia idosa da família: as músicas antigas.

Já presenciei funkeiros e roqueiros playboys dançando ao som de uma banda cover oitentista, que de longe foi a que mais agradou na noite da minha formatura de oitava série. Até a minha avó -que foi junto com meus pais- gostou bastante. Claro, sempre tem uns chatos pra argumentar sobre por que gostar de músicas de quando eu nem era nascido, mas vou propor um desafio simples pra responder a essa pergunta.


  • Pense na sua banda favorita atualmente, a quela que você mais baba em cima. Agora suponha que você tenha um filho ou filha, e pense se não vai querer que ele ou ela tenha a honra de curtir o mesmo som que você curtiu um dia.

Essa é a questão: não precisa nascer na época de um gênero musical pra gostar dele. Senão eu, que também ouço música clássica, teria uns 200 anos de idade.

A magia que envolve a música antiga (sobretudo a ontentista) é difícil de ser explicada, porque é difícil de ser entendida. Talvez eu poderia arriscar que esse brilho seja fruto de uma época onde o cartão de visitas de uma banda era o seu som, não o seu piercing, corpse paint, calças caídas, ou cabelos pintados com tinta de parede. O mundo rasgava a camisa com Freddie Mercury? Sim, várias vezes. O mundo usava bandanas cafonas com Mark Knopfler? Evidentemente.

O diferencial, entretanto, era a capacidade que a música do Queen e do Dire Straits tinha de falar mais alto que qualquer estereótipo besta.

Apresentando pros novinhos e novinhas: Dire Straits

Um visual bonito pode ajudar a banda a viver sem música de qualidade por anos, quantos nomes vocês lembraram antes do fim da frase. Só que essas bandas no fim das contas são igual a cocos vazios no verão carioca: verdes, bonitos, que as pessoas pegam pra olhar, uns largam e os que resolvem abrir pra ver o que tem lá dentro se frustram, pois acham um canudinho amassado e olhe lá.

Claro, também não defendo que o mundo deva se fantasiar de corvo ou caveira, a estética de gosto (muito) duvidoso é um dos motivos pelos quais eu não gosto do metal exremo. Melhor dizendo, é um dos motivos pelos quais eu nunca vou gostar, mas isso é discussão pra outro dia. Com o post de agora quero mostrar que não é obrigatório, mas que é legal gostar de velharias musicais, pois várias bandas pesadas já fizeram de algum desses hits, que eu reuni com todo carinho na lista abaixo.

Depois de tanta prosa espero que vocês ouçam a lista, e gostem dela tanto quanto gostei de escrever. Eu sei que repeti algumas bandas como ABBA, The Police e Genesis, mas relevem, pois as duas últimas são as minhas bandas favoritas all time, e no geral, todos os covers fogem razoavelmente do habitual true.

Nota: se você não conhecer alguma das versões originais dessas músicas, não tema. Deixei aqui no Pastebin a lista com os links de todas elas. Ou seja, preparei duas listas (risos).
  1. Hydria - Entangled
  2. Adagio - Fame
  3. At Vance - The Winner Takes It All
  4. Andre Matos - Separate Ways (Worlds Apart)
  5. Blind Guardian - You're The Voice
  6. Disturbed - Land of Confusion
  7. Raintime - Beat It
  8. Edge of Forever - What a Feeling
  9. Adrenaline Mob - Come Undone
  10. Axel Rudi Pell - In The Air Tonight
  11. Delight - Careless Whisper
  12. Twilight Guardians - La Isla Bonita
  13. Elvenking - Heaven is a Place on Earth
  14. Ensiferum - Bamboleo
  15. Paradise Lost - Missing
  16. Firewind - Maniac
  17. Quo Vadis - Pretty Woman
  18. Lacuna Coil - Losing My Religion
  19. Machine Head - Message In a Bottle
  20. DivineFire - The Show Must Go On
  21. The Traceelords - Daddy Cool
  22. Ascension - Listen to Your Heart
  23. Redemption - Synchronicity II
  24. Mudvayne - King of Pain
  25. Quo Vadis - Every Breath You Take
  26. HammerFall - My Sharona
  27. Metalium - Thank You For The music
  28. Tommy Johansson - Viva Forever
  29. At Vance - The Logical Song
  30. Project Dark Ride - Take On Me