Já se vão uns dias desde que prometi na nossa fanpage que iria trazer uma resenha de female fronted pro blog, mas aqui estou. Talvez não muitas pessoas conheçam a banda, que está na estrada há 10 anos, mas que não seguiu o caminho das primas ricas sinfônico-pseudo-operáticas. Então se é diferente e interessante, tem tudo pra estar na minha mira.

Nemesea figura juntamente com o Xandria no hall das bandas que conheço há anos, mas que nunca quis ouvir a sério. Os plays anteriores -Mana e In Control- são decentes, porém não cativaram tanto, pois as opções e a concorrência do female fronted sempre foram grandes, conforme se sabe. Foi assim que igual a bola de feno vem e passa que o Nemesea sumiu meu radar, por isso a grande notícia do retorno do grupo com The Quiet Resistance me deixou muito feliz.

O disco combina heavy metal e elementos modernos, o talento da vocalista Manda Ophuis, a produção e mixagem do tecladista Joost van den Broek, ex-After Forever. The Quiet Resistance meio que faz um paralelo entre o Lacuna Coil pós Shallow Life e o Evanescence de sempre, e se deixar até lembra vagamente o Amaranthe, já que todas as bandas fazem parte dessa invasão de modernismo.

  • Destaques
Afterlife é a repetição do meu apego à baladinhas sem sofrer das dores do coração. A música tem uma letra até bem simples, mas muito significativa, e que ganha um colorido extra graças a interpretação emotiva de Manda;

Como agora ando mais ligada em bandas que antes eu não estava, foi fácil ter curiosidade de ouvir High Enough, pois a faixa traz o dueto entre Manda e a bonitinha da Charlotte Wessels, vocalista do Delain. O resultado é bem fofo;

It's Over por sua vez é o outro lado da moeda, pois Manda dueta agora com Marcus Klavan do BulletProof Messenger, outra banda que assim como o Nemesea fez parte do projeto Sellaband. Matt Litwin (também do BulletProof) participa como DJ e programador da música.

  • Conclusão
The Quiet Resistance pode ser basicamente definido como pé no chão, sem exageros e experimentos mal sucedidos, característica que recentemente eu tenho buscado muito nas bandas. Graças a esse disco o Nemesea está em sua melhor fase, mais bonita e com melhor sonoridade, que serviria sem problemas como trilha de um game de beat 'n up ou filme de suspense.. Ou só eu reparei a Manda -e também ex- ruiva- posando na foto da capa ao melhor estilo Anjos da Noite?


Formação

Manda Ophuis - vocal
Hendrik Jan 'HJ' de Jong - guitarra
Lasse Dellbrügge - teclados
Sonny Onderwater - baixo
Frank van der Star - bateria

Tracklist
1. The Quiet Resistance
2. Caught in the Middle
3. Afterlife
4. Whenever
5. If You Could
6. High Enough (feat. Charlotte Wessels from Delain)
7. Say
8. It's Over (feat. Matt Litwin & Marcus Klavan from BulletProof Messenger)
9. I Live
10. Stay with Me
11. Rush
12. Release Me
13. 2012