Finalmente acaba o que não era pra ter começado. Feito o cancelamento do MOA, ainda temos algumas notas de rodapé surgindo, tais como a nota de esclarecimento da Lamparina Produções. Porém, antes de publicar a mesma também no Hardmetal Brasil, quero publicar o comunicado que a banda curitibana Semblant, que iria se apresentar no terceiro dia do evento, e que se manifestou hoje à tarde através do seu perfil no Facebook.

"Gostaríamos de esclarecer alguns fatos recém ocorridos em relação à participação da banda Semblant no festival MOA (Metal Open Air).

A participação da Banda no evento foi programada à aproximadamente 5 meses atrás, e diferente das alegações divulgadas por terceiros não relacionados a banda, foi um convite em virtude do mérito pelo trabalho que vem sendo realizado desde seu último EP “Behind The Mask”. O Acordo previa o convite para apresentação no dia 22/04/2012, onde a banda apenas arcaria com os custos de viagem e hospedagem, visto que transporte e cachê seriam acertados no próprio local do evento tal como as outras bandas nacionais e algumas internacionais fariam. Até o momento a banda não recebeu nenhum contato dos produtores do evento; porém, como estamos aqui desde sexta-feira e participamos ativamente dos shows, acabamos presenciando ao lado do público o mesmo sentimento de revolta e incertezas sobre os acontecimentos. Corremos atrás por conta própria de cada informação que fomos obtendo nestes 3 dias de preocupações.

FATO: Tanto a Semblant quanto os fãs ali presentes não tiveram assistência mínima por parte de nenhum dos produtores envolvidos, fora a sequência de problemas com o evento em relação à segurança, retirada dos camarins, péssimas condições de camping para os fãs, retirada de equipamentos de luz e som por falta de pagamento e, por último, o ocorrido de hoje (22/04/2012), que foi a desmontagem geral e cancelamento oficial do evento. Podemos apenas partilhar o mesmo sentimento das pessoas que se frustraram em ter apostado em um evento que deveria somar como nunca para o metal no Brasil, mas que acabou se tornando o maior transtorno e a maior vergonha.

Não anunciamos antes o cancelamento da Semblant na participação do evento pois tal como outras bandas, pretendíamos honrar os fãs aqui presentes por menor que fosse a quantidade, em respeito a quem ainda move esperança neste ramo. Podemos ter tido um obstáculo com este evento, mas não foi nem de perto comparável aos danos sofridos para o metal brasileiro; danos ainda maiores foram os dos fãs lesados pelo festival.


Apesar de tudo, nada disso irá atrapalhar o cronograma da banda em relação à gravação do novo CD e próximos shows. Iremos como muitos procurar os direitos legais e continuar apoiando os fãs que ainda permanecem sem assistência e agora sem local para ficar."