Quebrando o meu protocolo de sempre escrever textos próprios, estou trazendo um que saiu na área de cultura do Estadão.com.br, onde bandas como Shadowside, Holiness e Ravenland ganharam destaque positivo. Grande obrigada ao Costábile por ter me indicado o link.

Brasileiras são destaques em bandas de rock no exterior
Shadowside e Holiness são as duas bandas que encabeçam tendência de 'exportação'
AE - Agência Estado

Uma banda de rock bem pesado, com uma garota linda, e irada, colocando a casa de shows abaixo, em pleno meio oeste dos Estados Unidos. A cena seria bastante comum naquele país, a não ser pelo fato de o grupo ser brasileiro e a menina de cabelos vermelhos, uma santista que há dez anos canta pelo país. Uma outra garota, tão bonita quanto, de sobrenome quase impronunciável, é a figura principal de um videoclipe de uma banda de gothic metal que poderia perfeitamente ser inglesa ou finlandesa. No entanto, ela é gaúcha de Erechim, assim como seu grupo - e eles se preparam para a tocar no Exterior em breve.


Dani Nolden é a vocalista da Shadowside


Shadowside e Holiness são as duas bandas que encabeçam uma tendência de "exportação" de bandas de rock pesado brasileiras lideradas por meninas. E o melhor, sem seguir a manjada manobra internacional de clonar grupos de sucesso como o finlandês Nightwish, que já abrigou a excelente cantora Tarja Turunem, e a norte-americana Evanescence, da estrela Amy Lee.

Dani Nolden é a vocalista da Shadowside. Aos 24 anos, encerrou, no fim de 2010, turnê com banda pela Europa divulgado o mais recente álbum, Dare to Dream. Voltaria rapidamente ao Brasil para as festas de final de ano e neste mês já deve embarcar para a Suécia, onde o quarteto começa a gravar o novo trabalho, na cidade de Gotemburgo. "As coisas estão dando muito certo. Já fizemos turnês pelos Estados Unidos para divulgar o álbum Theatre of Shadows, de 2005, e agora tocamos na Europa. Dare to Dream foi elogiado por três grandes revistas europeias. Não poderia ser melhor."



Stéfanie Schirmbeck é a cantora do Holiness, grupo que deixou Erechim e se estabeleceu neste ano em São Paulo. A garota de 27 anos, com pinta de atriz, ganhou projeção no ano passado ao estrelar o videoclipe "Dreaming of a Black Waves", da também gaúcha banda Hangar, de Aquiles Priester (ex-Angra). Logo em seguida, surgia no clipe do próprio Holiness, Into the Light, já como o elemento principal. "Sempre fizemos tudo sozinhos, desde a produção dos shows até a do nosso CD. O reconhecimento veio rápido, mas precisamos crescer, por isso agora estamos em São Paulo."

O Ravenland, de São Paulo, segue pelo mesmo caminho do Holiness. Camilla Raven é a cantora de voz sensual e de presença marcante de palco. A cearense de 23 anos era a peça que faltava ao heavy metal extremamente técnico do quinteto, já que também toca violino além de dividir os vocais com Dewindson Wolfheart. A banda já se prepara para voos mais altos após as participações especiais no CD And a Crow Brings me Back, de 2009 - Ricardo Confessori, baterista do Shaman e do Angra, e o guitarrista norueguês Tommy Lindall (ex-Theatre of Tragedy) - que pode ser o passaporte para a carreira internacional.

O Illustria é outro grupo paulistano prestes a debutar, ao menos em CD, no exterior - a demo Demons of War teve boa aceitação na Europa. O grupo mixa o novo trabalho, que deve sair no começo deste ano. A baterista Nina Pará é um dos destaques. As informações são do Jornal da Tarde.


Nota da redação: Aí sempre fica aquela discussão do porquê uma banda brasileira consegue sempre mais sucesso fora do que dentro de seu país, principalmente se for comparada com outras que são meros fenômenos comerciais impostos pela mídia que não deseja que as pessoas tomem contato com música inteligente e de boa qualidade.

Claro, existe toda uma ladainha maior e mais chata (desculpem a falta de etiqueta) em torno desse tema que não vem tanto ao caso, afinal meu post é para dar mais um pouco de destaque às nossas garotas. Muito orgulho de vocês e seus companheiros de banda, a prova viva de que as pessoas ainda podem gostar dessa tal música inteligente e de boa qualidade que falei. Estamos com vocês.