Esse ano um dos eventos do universo das HQs que mais causou discussão entre os fãs foi o anúncio da Marvel colocando um fim em todos os universos, numa batalha que foi batizada de Secret Wars (Guerras Secretas). Ontem foi revelado um poster com alguns personagems do cast do totalmente novo e dufrente universo (pós-Secret Wars), o que levantou uma série de dúvidas.


A Marvel confirmou ao site ComicBook.com que a moça em questão é a X-23, que já teve sua própria série de HQs antes, já apareceu regularmente no universo Marvel por algum tempo, e até mesmo teve um relacionamento com Wolverine, seu "pai", anteriormente a morte dele. Segue abaixo a descrição da personagem nas palavras da Marvel:


Quando um programa ultra-secreto tentou recriar a experiência original da Arma X, que envolveu o mutante fera Wolverine, eles não conseguiram garantir um indivíduo de teste que poderia sobreviver a ligação do metal praticamente inquebrável Adamantium ao seu esqueleto. Buscando levar o projeto em uma nova direção, o diretor do projeto, Doutor Martin Sutter, recruta a renomada geneticista mutante Doutora Sarah Kinney e a encarrega com a criação de um clone.

Usando a única amostra genética disponível da Arma X, que foi danificada, eles foram incapazes de salvar o cromossomo Y depois de 22 tentativas. Kinney propôs então que eles criassem um clone do sexo feminino, e embora seu pedido foi inicialmente negado, ela ainda foi em frente e produziu um sujeito feminino viável, o que levou Sutter a reconsiderar. Apesar da resistência de seu protegido, o Doutor Zander Rice, quem ele criou depois que o pai de Rice foi morto por um Wolverine bestial no Projeto Arma X original, Sutter permitiu Kinney prosseguir. Como vingança por sua insubordinação, Rice forçou Kinney a agir como a mãe de aluguel para o clone, e ela deu à luz a "X-23".

X-23 tem uma história longa e complicada... Mas no fim ela passa para o lado do bem, até mesmo frequentando a escola de Charles Xavier. Ela sempre foi uma provável favorita para substituir Logan caso ele não voltasse imediatamente, mas a verdadeira novidade (e a mais legal) são as duas garras que ela aparece "usando", ao invés do clássico trio de garras do Logan.

Opiniões? Pode não ser a ideia mais original do mundo, mas eu achei interessante e me deixou na curiosidade. Não é mais um personagem masculino sendo transformado em mulher, afinal X-23 já existe e tão somente assumiu o posto, a exemplo de Jane Foster como Thor. E como já era um assunto cogitado (Logan passar o posto para ela), por que não canonizar a ideia?

Plus: personagens com histórias complicadas.
Como (na maioria das vezes) não amar personagens com histórias complicadas?