Nessa semana a música completa 5 anos da perda de Ronnie James Dio, uma das maiores vozes que o heavy metal já teve. Como eu tenho a meta de fazer 30 Covers de Quinta sem repetir nenhuma banda -que gravaram os covers ou que foram coverizadas- então não vou poder usar uma música do Dio, que apareceu aqui na ótima versão que o Jorn Lande fez de "Rock And Roll Children". Então troquei tudo.
O texto de hoje é uma homenagem ao Dio, sim, mas com o cover que ele e o guitarrista Yngwie Malmsteen fizeram de "Dream On", música que eu adoro e que a voz dele só fez justiça a versão original do Aerosmith, sendo que essa marcou um momento ao mesmo tempo bobo e importante pra mim.
Sobre a original: "Dream On" foi lançada em 1973 juntamente com o álbum Aerosmith, e tornou-se o primeiro grande sucesso da banda que inclusive emplacou nas rádios. Quer um exemplo? Em Boston (EUA), cidade natal da banda, a power ballad foi nº 1 do ano no top 40 da rádio WBZ-FM, nº 5 no top 40 da rádio WRKO-AM, e nº 16 no top 40 da WMEX-AM.
Outra versão da música foi lançada em 1976 (com 4:28 de duração, ao contrário dos 3:25 da versão de 73) e poucos depois de 1 mês de lançamento ela entrou no top 40 da Billboard Hot 100, depois chegando ao 6º lugar. A primeira vez que o Aerosmith tocou a música ao vivo foi em Connecticut, em um show no Shaboo Inn.
Nerdices à parte, o mais legal é que em 2011 durante entrevista, Steven Tyler explica que "Dream On" foi a única música do álbum (que também foi de estreia) na qual ele usou a sua voz real. (!) Ele diz que estava inseguro sobre como a voz dele soaria na gravação para as outras música, tentou cantar um pouco mais baixo e soar mais como artistas soul feito James Brown. Well, eu posso dizer que deu bem certo.
A música também é conhecida por construir o climax, que perto do final dá espaço para os screams que são marca registrada do Steven. E que nessa música em especial soam muito épicos.
Sobre o cover: Esse foi lançado em 1999 como parte do álbum Not the Same Old Song and Dance, lançado pela Deadline Records, reunindo vários nomes consagrados do hard rock e heavy metal para fazer esse tributo ao Aerosmith. Entre as músicas você encontra hits como "Walk This Way" e "Toys In The Attic", e nomes como Vince Neil (Mötley Crüe), Eric Singer (Kiss), além da dupla Dio/Malmsteen.
Veredito: eu adoro ambas as músicas. A versão do Dio dispensa comentários, ele sempre teve uma voz marcante e qualquer coisa que ele cantasse ficava muito impactante. O Malmsteen na guitarra também agrega valor. Já a versão do Aerosmith é até uma surpresa que eu goste tanto, porque com certas bandas de hard rock é difícil mesmo de eu clicar. Mas é "culpa" de um detalhe:
A primeira vez que eu ouvi a música foi no encerramento do episódio "Bad Night" de Cold Case (Arquivo Morto no Brasil), uma das séries que apesar dos altos e baixos eu mais gostei de assistir. Três características eram marcantes; só havia 1 mulher no elenco fixo, o foco era resolver casos arquivados (daí o nome), e os produtores tinham um cuidado sensacional na escolha da trilha sonora de cada episódio.
Foi daí que eu tirei a minha obssessão com música e em pesquisar sobre música, fiz várias amizades com fãs da série, que estreou no Brasil se não me engano em 2006 ou 2007, mas no fim das contas só mantive contato mesmo com uma pessoa, que virou uma baita amiga minha. (de verdade) Porque nada mais legal do que uma grande música que faz lembrar de bons momentos.
Letra
Every time that I look in the mirror
All these lines on my face getting clearer
The past is gone
It went by like dusk to dawn
Isn't that the way
Everybody's got their dues in life to pay
Yeah, I know nobody knows
Where it comes and where it goes
I know it's everybody's sin
You got to lose to know how to win
Half my life's in books' written pages
Live and learn from fools and from sages
You know it's true
All the things you do come back to you
Sing with me, sing for the years
Sing for the laughter and sing for the tears
Sing with me, if it's just for today
Maybe tomorrow the good Lord will take you away
Well, sing with me, sing for the years
Sing for the laughter and sing for the tears
Sing with me, if it's just for today
Maybe tomorrow the good Lord will take you away
Dream on, dream on, dream on
Dream until your dream comes true
Dream on, dream on, dream on
And dream until your dream comes true
Dream on! Dream on! Dream on!
Dream on! Dream on! Dream on! Dream on!
Sing with me, sing for the years
Sing for the laughter and sing for the tears
Sing with me, if it's just for today
Maybe tomorrow the good Lord will take you away
Sing with me, sing for the years
Sing for the laughter and sing for the tears
Sing with me, if it's just for today
Maybe tomorrow the good Lord will take you away
.jpg)





0 Comentários
Deixe seu recado! Mas lembre que spams, ofensas e comentários anônimos não serão aprovados.