Segunda passada, dia 26/01, um dos deuses da Guitarra completou 60 anos e isso não passaria batido. Hoje vamos conhecer melhor o guitarrista que influencia até hoje gerações, entre eles tem esse cara aqui!

Edward Lodewijk Van Halen, nasceu em Nimegue no dia 26 de Janeiro de 1955, hoje além de guitarrista também atua como produtor musical. Seus pais são Jan Van Halen e Eugenia Van Halen, e em 1962 mudaram da Holanda para Passadena.

Junto com seu irmão, Alex Van Halen, formaram o Van Halen. Inicialmente, Eddie estudava teclado e bateria, enquanto Alex guitarra e teclado, uma grande ironia não? E como é de se imaginar devido a história, Alex superou Eddie com as baquetas e Eddie passou a estudar guitarra, superando fácil seu irmão.


A banda foi formada em 1974, completando um quarteto com o baixista Michael Anthony e com o showman David Lee Roth, assumindo os vocais. A banda começou com tudo, debutando com o homonimo álbum Van Halen. Logo de cara, duas músicas das mais conhecidas da banda estavam presente: Eruption e Ain't Talkin' 'Bout Love.


Essa formação seguiu até 1984, quando por desentendimentos de Eddie e David, o vocalista saiu da banda. Em 1985, começava uma nova era da banda com o vocalista Sammy Hagar. A formação durou até 1996, quando novos desentendimentos, nesse caso sobre gravar ou não uma coletânea, Sammy saiu da banda e por um curto período, David voltou e gravou duas músicas.

A banda teve um terceiro vocal que durou apenas dois anos, Gary Cherone, lançaram o álbum Van Halen III e pela primeira vez, um álbum da banda fracassou e não passou a barreira do milhão vendido.


Durante o período de hiato após a saída de Cherone, Eddie foi diagnosticado com câncer na língua. Após sua recuperação a banda teve várias reuniões. Sammy chegou a voltar e tocar numa pequena turnê, com Anthony voltando a pedido de Hagar. E a mais recente, com a volta do showman Lee Roth, e com o filho de Eddie, Wolfang Van Halen, no baixo.

Ao longo da sua carreira, podemos destacar dois eventos que são marcantes. Eddie realizou parceria com Michael Jackson e gravou o solo de Beat It. A pintura da sua guitarra é marca registrada, dificilmente veremos Eddie com um instrumentos sem o padrão da pintura.

Suas guitarras são tão únicas, que foram feitas por ele e batizada de Frankestrat. A madeira dependia do modelo, então de acordo era de Alder ou Basswood, com braço em maple, captador Gibson PAF, original de uma Gibson ES-335 rebobinado a mão por Eddie e finalizando a ponte Floyd Rose. A Fender chegou a recriar a guitarra, tendo o auxilio de Eddie durante dois anos para o projeto vir a vida.