Edward Lodewijk Van Halen, nasceu em Nimegue no dia 26 de Janeiro de 1955, hoje além de guitarrista também atua como produtor musical. Seus pais são Jan Van Halen e Eugenia Van Halen, e em 1962 mudaram da Holanda para Passadena.
Junto com seu irmão, Alex Van Halen, formaram o Van Halen. Inicialmente, Eddie estudava teclado e bateria, enquanto Alex guitarra e teclado, uma grande ironia não? E como é de se imaginar devido a história, Alex superou Eddie com as baquetas e Eddie passou a estudar guitarra, superando fácil seu irmão.
A banda foi formada em 1974, completando um quarteto com o baixista Michael Anthony e com o showman David Lee Roth, assumindo os vocais. A banda começou com tudo, debutando com o homonimo álbum Van Halen. Logo de cara, duas músicas das mais conhecidas da banda estavam presente: Eruption e Ain't Talkin' 'Bout Love.
Essa formação seguiu até 1984, quando por desentendimentos de Eddie e David, o vocalista saiu da banda. Em 1985, começava uma nova era da banda com o vocalista Sammy Hagar. A formação durou até 1996, quando novos desentendimentos, nesse caso sobre gravar ou não uma coletânea, Sammy saiu da banda e por um curto período, David voltou e gravou duas músicas.
A banda teve um terceiro vocal que durou apenas dois anos, Gary Cherone, lançaram o álbum Van Halen III e pela primeira vez, um álbum da banda fracassou e não passou a barreira do milhão vendido.
Durante o período de hiato após a saída de Cherone, Eddie foi diagnosticado com câncer na língua. Após sua recuperação a banda teve várias reuniões. Sammy chegou a voltar e tocar numa pequena turnê, com Anthony voltando a pedido de Hagar. E a mais recente, com a volta do showman Lee Roth, e com o filho de Eddie, Wolfang Van Halen, no baixo.Ao longo da sua carreira, podemos destacar dois eventos que são marcantes. Eddie realizou parceria com Michael Jackson e gravou o solo de Beat It. A pintura da sua guitarra é marca registrada, dificilmente veremos Eddie com um instrumentos sem o padrão da pintura.
Suas guitarras são tão únicas, que foram feitas por ele e batizada de Frankestrat. A madeira dependia do modelo, então de acordo era de Alder ou Basswood, com braço em maple, captador Gibson PAF, original de uma Gibson ES-335 rebobinado a mão por Eddie e finalizando a ponte Floyd Rose. A Fender chegou a recriar a guitarra, tendo o auxilio de Eddie durante dois anos para o projeto vir a vida.



0 Comentários
Deixe seu recado! Mas lembre que spams, ofensas e comentários anônimos não serão aprovados.