Nosso primeiro Cover de Quinta de 2015 segue por um caminho inesperado, vai sofrendo umas adaptações no estilo, traz uma mensagem bonita e motivadora, e fica como a nossa forma musical de desejar que tudo dê certo para você nesse ano que começa! :D

Em 2011 a minha vida virou pelo avesso por várias razões, incluindo as musicais, claro. No front metalhead o Within Temptation lançou o fantástico The Unforgiving, enquanto no front pop a britânica Florence Welch lançou o tão fantástico quanto Ceremonialssegundo álbum de estúdio da sua banda, Florence + The Machine.

Os dois álbuns marcaram a minha vida de forma inesquecível, mas é do Ceremonials que vem a bola da vez: "Heartlines". No fim de 2011 a música ficou entre as minhas trilhas sonoras pessoais, um hino da sobrevivência, já que a faculdade andava em modo kamikaze (entre outras razões pessoais). E ontem eu lembrei dela de novo, pois em 2014 eu consegui minha infame graduação, foi outro ano da sobrevivência, coisa e tal.

Assim nasceu o post porque sim, existe versão metalhead para a música.


Em 2014 a Sumerian Records surpreendeu até a mim, apaixonada pela Florence, lançando o álbum Florence + The Sphinx: Sumerian Ceremonials, onde algumas bandas da gravadora tocaram versões para os principais hits dos 2 primeiros álbuns do grupo, Lungs e Ceremonials. Infelizmente eu não gostei do álbum.

Ele até acerta nos intrumentais, porém peca muito nos vocais, e isso irrita. Não funcionou. As bandas não souberam respeitar o balanço entre o som delas e o original, anularam a potência das melodias da Florence, que não é pouca. Desperdiçaram tempo. Entretanto (graças a Jeová), 4 das 12 músicas ainda se salvam: "Only If For A Night" (Periphery), "No Light, No Light" (Miss Fortune), "Leave My Body" (Fever Dreamer) e "Heartlines".

Imagem: Fleur de Glace Photography

"Heartlines" foi gravada por Mike Semesky, ex-vocalista do Intervals e do The HAARP Machine. Ele atualmente é guitarrista, baixista e vocalista do Rest Among Ruins e vocalista do Raunchy.

Sobre a original: ela é linda, tem forte vibe tribal (acho que dá pra definir assim), meio que lembra O Rei Leão por causa da bateria e da percussão, dois elementos sempre mega presentes nas músicas da Florence. A letra é leve, positiva e coloca você de bom humor fácil, com uma interpretação que dá vontade de sair cantando e dançando na chuva.

Sobre o cover: mesmo sendo uma versão acústica, ela tem sorte de fazer jus a original. É aquela hora onde menos é mais, sabe? O vocal do Mike é bacana, foge do padrão core que domina os estilos das bandas da gravadora, e que foi responsável pelo fracasso do álbum. O fato de ser acústico ressaltou o sentimento de mãos-pro-alto-sacudindo-o-isqueiro, ideia que combina até com a original.

Mas, Mike não canta sozinho: ele conta com a participação de Aleka Farha, feliz desconhecida que deu um colorido diferente e totalmente positivo ao cover. Um alívio.

Como é o primeiro dia do ano + continuação do ritmo de festa que balança o coração, segue o cover, versão original ao vivo, e a versão original de estúdio. Veredito? Ouça tudo e cante tudo.






Letra

Oh the river, oh the river
It's running free
And I'll join the joy it brings to me
But I know it'll have to drown me
Before it can breathe easy

And I've seen it in the flights of birds
I've seen it in you
The entrails of the animals, the blood running through
But in order to get to the heart
I think sometimes you'll have to cut through
But you can't

We will carry
We will carry you there

Just keep following
The heartlines on your hand
Just keep following
The heartlines on your hand
Keep it up, I know you can
Just keep following
The heartlines on your hand
'Cause I am

On the sea, on the sea and land over land
Creeping and crawling
Like the sea over sand
Still I follow heartlines on your hand

This fantasy, this fallacy, this tumbling stone
Echoes of a city that's long overgrown
Your heart is the only place that I call home
Can I be returned?
You can, you can, you can

Just keep following
The heartlines on your hand
Just keep following
The heartlines on your hand
Keep it up, I know you can
Just keep following
The heartlines on your hand

What a thing to do
Oh, what a thing to choose
But know, in some way I'm there with you
Up against the wall
On a wednesday afternoon

Just keep following
The heartlines on your hand
Just keep following
The heartlines on your hand
Keep it up, I know you can
Just keep following
The heartlines on your hand
'Cause I am