Uma série de problemas me impediu de resenhar essa pequena pérola antes, porém aqui estou para cumprir a promessa feita em nossa página do Facebook. Aos que apreciam um metalcore de qualidade, temos um lançamento indicadíssimo. Aos que querem um bom motivo para mergulhar no mundo dos breakdowns e screams, Disarm The Descent será irresistível.


Num primeiro momento recebi com certo pesar a saída de Howard Jones dos vocais do Killswitch Engage. A banda nunca esteve entre as minhas favoritas, porém sempre admirei a voz de Howard, diferente e bem melodiosa. Para a minha surpresa quem assumiu o posto foi o antigo vocalista (Jesse Leach), um tipo de mudança que normalmente não vemos nessa indústria vital.


O disco é rápido, dura exatos 40 minutos. Nele ouvimos o melhor do Killswitch Engage: riffs de guitarra grudentos ao extremo e vocais potentes, como poucas vezes ouvimos por aí. Jesse disse em entrevista para a revista Loudwire que durante as gravações teve a chance de explorar novas formas de cantar, passando pelo vocal limpo, o grito e o gutural, o que torna o disco pesado, incrível, e sem saturar os ouvidos.

  • Destaques
The Hell In Me: o trunfo da faixa de abertura é o ritmo cadenciado, que esconde a curta duração - três minutos - e surpreende pela bateria pesada, o refrão simples, e as quebras de ritmo que o ouvido absorve facilmente;


In Due Time: o primeiro single lançado pela banda oferece um banho de riffs matadores logo nos primeiros segundos. É o tipo de música que você tem a quase vontade de dançar (risos). A letra é incrível, e somando à alguns dos melhores guturais fechados que já ouvi na vida, é a minha faixa preferida;


All That We Have: é a faixa mais agressiva do começo ao fim, carregada de energia e dando um único descanso apenas no rápido refrão, marcado por linhas vocais limpas e cristalinas. É o tipo de música para começar o dia com o pé direito.
  • Conclusão
Depois do heavy metal ter vivido uma fase de polêmicas trocas de vocalistas, o Killswitch Engage é outro dos poucos grupos que fez uma escolha feliz de frontman quando rere-crutou Jesse Leach. Ele é o grande responsável pelo recheio do disco, com vocais arrepiantes, enérgicos e emocionantes, que sem dúvida renderão ótimos mosh pits nos shows da banda.


Os músicos por sua vez estão afiados, as guitarras não atropelam o baixo, que por sua vez não atropela a bateria, todos tocam no tempo certo e produzem melodias com alto efeito viciante. Resumindo, ouçam Disarm The Descent e deem as boas vindas para o fantástico mundo do metalcore em suas vidas.


Formação
Jesse Leach – vocais
Adam Dutkiewicz – guitarra, vocais
Joel Stroetzel – guitarra
Mike D'Antonio – baixo
Justin Foley – bateria

Tracklist
1. The Hell In Me
2. Beyond The Flames
3. The New Awakening
4. In Due Time
5. A Tribute To The Fallen
6. Turning Point
7. All We Have
8. You Don't Bleed For Me
9. The Call
10. No End In Sight
11. Always
12. Time Will Not Remain