Havia um tempo que o rico metal finlandês (sempre um dos meus favoritos) não me chamava a atenção. Entretanto, numa noite casual assistindo à reprise do programa Stay Heavy, vi e ouvi um bom motivo para dar uma chance e matar a curiosidade de como seria o som do Turisas, banda de folk metal com pegada extremamente épica no cd Stand Up And Fight.

Prepare-se para ser transportado para um episódio de Xena: The Warrior Princess ou similares épicos e medievais ao ouvir esse álbum. Durante as nove faixas o Turisas explora elementos progressivos e do stadium rock*, conta com uma parte sinfônica bem intensa devido ao uso inédito de instrumentos de corda  clássicos e metais, além da boa alternância do vocalista Mathias Nygard entre uma voz mais suave e rouca, forte e o uso frequente (porém com muito bom senso) de growls. Embora eu não goste de falar de notas nos reviews que escrevo diria que Stand Up And Fight vale 4.5 numa escala de 0 a 5.

● Destaques

Apesar das letras falarem do século 11 do Império Bizantino (também conhecido por Império Romano), elas possuem um apelo universal e se aplicam ao mundo moderno. The March Of The Varangian Guard é uma ótima abertura com a bateria tocando como anunciasse o começo de uma guerra, além do refrão com cantado por um coro grandioso.

Em Hunting Pirates o clima animado a lá Korpiklaani se destaca, diminuindo o ritmo para a próxima música, Venetoi! - Pasinoi!. Nessa o instrumental rouba a cena em virtude da letra relativamente curta, mas quando Mathias começa a cantar sobre uma competição de bigas, ganha a companhia de uma animada platéia ao fundo a medida que a música se aproxima do final. Stand Up and Fight tem um ótimo contraste das partes mais pesadas e orquestrais com as mais calmas, e os gritos do refrão levam você a realmente pensar pensar num campo de batalha.

Resumindo, Stand Up and Fight é um ótimo lançamento da cena heavy metal em 2011, a mesma que no começo do ano não me animava muito. As nove são cativantes, as letras são boas, e recomendadas aos que gostam de História feito eu. No mais, se você também é fã de metal finlandês e todas essas firulas que falei, fica a dica.

*Stadium rock - Subgênero do rock e heavy metal que inclui a produção meticulosa, ênfase nos versos e refrões que em muitas vezes ultrapassam a fronteira do épico, daí o nome o outro nome também utilizado para o gênero -anthem rock-, onde anthem quer dizer hino, diferenciando-se do rock convencional.

Um hail para a Wikipédia.







 
Turisas e seu visual Mad Max
 
Formação
(frente)
Netta Skog - Acordeão   
Mathias "Warlord" Nygård - Vocal  
Tuomas "Tude" Lehtonen - Bateria 
(fundo)
Jussi Wickström - Guitarra  
Olli Vänskä - Violino
Hannes Horma - Baixo   


Tracklist (cliquem nos links para ouvir as músicas no Youtube)
1. The March of the Varangian Guard
2. Take the Day!
3. Hunting Pirates
4. βένετοι! - πράσινοι! (Venetoi! - Prasinoi!)
5. Stand Up and Fight
6. The Great Escape
7. Fear the Fear
8. End of an Empire
9. The Bosphorus Freezes Over