Let's rock minna, segunda parte sobre pentatônicas e dessa vez, exemplos para serem praticados. Se perdeu a primeira parte, clic aqui e confira! Apenas relembrando o conceit: "Denominam-se escalas pentatônicas, em música, ao conjunto de todas as escalas formadas por cinco notas ou tons. As mais usadas são as pentatônicas menores e as maiores, que podem ser ouvidas em estilos musicais como o blues, o rock e a música popular. Muitos músicos denominam-na simplesmente de penta."

O primeiro exemplo, é um exercicio simples para os iniciantes se acostumarem a andar pela escala. Sim jovem padawan, a mão deslisando pela guitarra não é a coisa mais dificil ao se iniciar hehe! Siga o exemplo, comece a 60 BPM e aumente a velocidade de 2 em 2 BPM. Quando "travar" em uma velocidade, volte 10 BPMs e vá de 1 em 1 até chegar na velocidade que travou. Vencendo-a, avance de 1 em 1 novamente


Os exemplos a seguir são de dificuldades variadas e foram extraidos da revista Cover Guitarra Nº 131. Recomendo que comprem essa edição, pois ela é uma grande e variada aula de Penta.

Começando com dois exemplos do guitarrista Sydnei Carvalho:

Os exemplos a seguir são do guitarrista Alex Martinho, vendo agora outro pattern e um com bend para ficar mais legal a brincadeira:

Para finalizar os exemplos e exercicios, um exemplo de Marcelo Barbosa para ser aplicado em heavy metal:

Finalisando, fica uma video-aula do Roger Franco para o pessoal mais avançado pegar de ouvido e brincar em alta velocidade. Até a próxima