Welcome to the Jungle baby! Começa hoje a nova coluna do blog onde veremos material relacionado a guitarra e tudo que gira em torno dela, dentro dos estilos que exploramos no blog.
Tenho várias idéias para o espaço entretanto, de ínicio será atualizado em períodos longos, 15 dias, focando em ajudar o estudante de guitarra, dar exemplos de lições, falar sobre técnicas e teoria, história e a cereja do bolo, que será surpresa até termos a primeira ;)
Para não ficar apenas no papo a estréia, vamos entender um pouco da escala que salva sua vida no ínicio de carreira, te faz seguir a linha no meio dela, e sempre te garante o "show" após ficar veteranos.
Escala Pentatônica
Denominam-se escalas pentatônicas, em música, ao conjunto de todas as escalas formadas por cinco notas ou tons. As mais usadas são as pentatônicas menores e as maiores, que podem ser ouvidas em estilos musicais como o blues, o rock e a música popular. Muitos músicos denominam-na simplesmente de penta.
História
Afirma-se que surgiu na China, por algum músico que reuniu as divisões melódicas propostas por Pitágoras, que descobriu que, se uma corda gerava uma nota "x" e fosse dividida ao meio, geraria a mesma nota porém uma oitava acima, ou dividida em 3 gerando outro intervalo harmônico e assim sucessivamente. Foi o início da harmonia na música.
A escala pentatônica organizada com as divisões em três propostas por Pitágoras, era gerada em seis intervalos distintos: si, dó, ré, mi, sol, lá. A proximidade da nota si para a nota dó era muita e, quando tocadas juntas, geravam uma "dissonância". Por essa razão foi retirada a nota si desta escala, sendo formada a escala de 5 tons.
Formatos
Contendo 5 notas, temos 5 desenhos na escala. O primeiro desneho também é conhecido como Penta Menor, o segundo como Penta Maior e são refêrencias diretas para te auxiliar no uso das mesmas quando for procurar os desenhos de algum tom. O exemplo está em Em/G
Pentatônica Maior
A escala pentatônica maior, mais usada, é aquela derivada da escala maior (ou jônica, iônica) quando tiramos o 4º e o 7º grau. Exemplo de escala pentatônica maior em Dó (C):
C D E G A (ou Dó Ré Mi Sol La) ⇒ repare que as as notas F (Fá) e B (Si) da escala maior natural foram suprimidas
T 2 3+ 5 6 ⇒ graus da escala
Obs: qualquer escala de 5 notas com a terça maior poderia ser considerada como uma pentatônica maior, porém esta é a forma mais comum.
Pentatônica Menor
O mesmo raciocínio feito para a construção da escala pentatônica maior pode ser feito para construir a pentatônica menor que é baseada na escala menor natural, porém sem o 2º e o 6º grau. Veja o exemplo de uma escala pentatônica menor em Dó (C):
C Eb F G Bb (ou Dó Mib Fa Sol Sib)
T b3 4 5 b7
* Obs: qualquer escala de 5 notas com a terça menor poderia ser considerada uma pentatônica menor porém esta é a mais usada.
Esta é a escala preferida pelos músicos de blues, rock e metal. Nela podemos incluir, ainda, uma sexta nota, no grau b5, também chamada de blue note, formando assim uma escala típica do blues.
Aplicações
* As escalas pentatônicas maiores e menores são as escalas mais estáveis pois não possuem intervalos de semitom e por isso são facilmente reproduzidas vocalmente, podendo ser cantadas
* As escalas pentatônicas são mais ambíguas do que as escalas diatônicas de 7 notas e por isso são boas opções para o improviso,assim para um mesmo acorde podemos escolher várias pentas que soarão bem com ele…
* Invertendo as notas desta mesma escala pentatônica maior temos outras quatro escalas pentatônicas. Assim a escala penta maior de C começada na nota A formará a escala penta menor de A.
* Na guitarra ou violão podemos memorizar facilmente os 5 padrões ou shapes formados por cada inversão da escala pentatônica e usá-los para o improviso
* No blues é comum usarmos a pentatônica menor para improvisar sobre um acorde dominante maior. Por exemplo, podemos improvisar com a penta menor de Lá (A) no acorde A7 (lá maior dominante).
Exemplos
Eric Clapton - Wornderful Tonight, o riff inicial é pura penta de G 4º Shape
Preste atenção no lick aos 2:15, pura penta, lickl simples e nem por isso menos impactante que algum em "escala cheia"
E para fechar, duas músicas com belos solos em Penta, Whitesnake e Bon Jovi para as leitoras
Comente e compartilhe, até a próxima. Sayonará! \m/,





2 Comentários
ficou foda cara !! mas vc podia dar uma dicas de como improvisar, quem sabe postar umas bases pro pessoal tentar improvisar por cima, mas ficou muito bom
ResponderExcluirIsso vem na segunda aprte das penta hehe :)
ResponderExcluirDeixe seu recado! Mas lembre que spams, ofensas e comentários anônimos não serão aprovados.