Welcome to the Jungle baby! Começa hoje a nova coluna do blog onde veremos material relacionado a guitarra e tudo que gira em torno dela, dentro dos estilos que exploramos no blog.

Tenho várias idéias para o espaço entretanto, de ínicio será atualizado em períodos longos, 15 dias, focando em ajudar o estudante de guitarra, dar exemplos de lições, falar sobre técnicas e teoria, história e a cereja do bolo, que será surpresa até termos a primeira ;)

Para não ficar apenas no papo a estréia, vamos entender um pouco da escala que salva sua vida no ínicio de carreira, te faz seguir a linha no meio dela, e sempre te garante o "show" após ficar veteranos.

Escala Pentatônica

Denominam-se escalas pentatônicas, em música, ao conjunto de todas as escalas formadas por cinco notas ou tons. As mais usadas são as pentatônicas menores e as maiores, que podem ser ouvidas em estilos musicais como o blues, o rock e a música popular. Muitos músicos denominam-na simplesmente de penta.

História

Afirma-se que surgiu na China, por algum músico que reuniu as divisões melódicas propostas por Pitágoras, que descobriu que, se uma corda gerava uma nota "x" e fosse dividida ao meio, geraria a mesma nota porém uma oitava acima, ou dividida em 3 gerando outro intervalo harmônico e assim sucessivamente. Foi o início da harmonia na música.

A escala pentatônica organizada com as divisões em três propostas por Pitágoras, era gerada em seis intervalos distintos: si, dó, ré, mi, sol, lá. A proximidade da nota si para a nota dó era muita e, quando tocadas juntas, geravam uma "dissonância". Por essa razão foi retirada a nota si desta escala, sendo formada a escala de 5 tons.

Formatos

Contendo 5 notas, temos 5 desenhos na escala. O primeiro desneho também é conhecido como Penta Menor, o segundo como Penta Maior e são refêrencias diretas para te auxiliar no uso das mesmas quando for procurar os desenhos de algum tom. O exemplo está em Em/G

Pentatônica Maior

A escala pentatônica maior, mais usada, é aquela derivada da escala maior (ou jônica, iônica) quando tiramos o 4º e o 7º grau. Exemplo de escala pentatônica maior em Dó (C):

C D E G A (ou Dó Ré Mi Sol La) ⇒ repare que as as notas F (Fá) e B (Si) da escala maior natural foram suprimidas

T 2 3+ 5 6graus da escala

Obs: qualquer escala de 5 notas com a terça maior poderia ser considerada como uma pentatônica maior, porém esta é a forma mais comum.

Pentatônica Menor

O mesmo raciocínio feito para a construção da escala pentatônica maior pode ser feito para construir a pentatônica menor que é baseada na escala menor natural, porém sem o 2º e o 6º grau. Veja o exemplo de uma escala pentatônica menor em Dó (C):

C Eb F G Bb (ou Dó Mib Fa Sol Sib)

T b3 4 5 b7

* Obs: qualquer escala de 5 notas com a terça menor poderia ser considerada uma pentatônica menor porém esta é a mais usada.

Esta é a escala preferida pelos músicos de blues, rock e metal. Nela podemos incluir, ainda, uma sexta nota, no grau b5, também chamada de blue note, formando assim uma escala típica do blues.

Aplicações

* As escalas pentatônicas maiores e menores são as escalas mais estáveis pois não possuem intervalos de semitom e por isso são facilmente reproduzidas vocalmente, podendo ser cantadas
* As escalas pentatônicas são mais ambíguas do que as escalas diatônicas de 7 notas e por isso são boas opções para o improviso,assim para um mesmo acorde podemos escolher várias pentas que soarão bem com ele…
* Invertendo as notas desta mesma escala pentatônica maior temos outras quatro escalas pentatônicas. Assim a escala penta maior de C começada na nota A formará a escala penta menor de A.
* Na guitarra ou violão podemos memorizar facilmente os 5 padrões ou shapes formados por cada inversão da escala pentatônica e usá-los para o improviso
* No blues é comum usarmos a pentatônica menor para improvisar sobre um acorde dominante maior. Por exemplo, podemos improvisar com a penta menor de Lá (A) no acorde A7 (lá maior dominante).

Exemplos

Eric Clapton - Wornderful Tonight, o riff inicial é pura penta de G 4º Shape


Preste atenção no lick aos 2:15, pura penta, lickl simples e nem por isso menos impactante que algum em "escala cheia"

E para fechar, duas músicas com belos solos em Penta, Whitesnake e Bon Jovi para as leitoras


Comente e compartilhe, até a próxima. Sayonará! \m/,