O quê uma versão heavy metal de um hit pop dos anos 80 precisaria ter para soar fiel ao original, e também mostrar que é a cara da banda que a gravou? Cada certamente tem a sua resposta, mas uma coisa é certa: gostar da música dos anos 80, independendo de quem você é, sobretudo musicalmente.

Entre metaleiros e paneleiros não é exceção, e acredito que até hoje não conheci nenhum que não goste de uma única sucessa da década mais rica em sucessos de verdade. Sendo assim resolvi reunir 14 releituras dentre todas as que eu já ouvi na vida, e espero que vocês gostem da série de dois posts que me custou  três dias de pesquisa até que estivesse terminada. Uma tortura que fiz sem reclamar. Tanto.


1. Land Of Confusion
Original: Genesis
Álbum: Invisible Touch - 1986
Link
Cover: Disturbed
Álbum: Ten Thousand Fists - 2005
Link

- O Disturbed soube manter o ritmo e pequenos detalhes do instrumental clássico do Genesis, e adicionaram seus próprios riffs e vocais. O resultado é uma gravação moderna, e agradável aos ouvidos. Recomendo, e admito que não deve em nada à original. Mestre Phil aprovaria.

2. Spanish Eyes
Original: Madonna
Álbum: Like a Prayer - 1989
Link
Cover: Hydria
Link
Álbum: The Versions EP - 2010

- Os cariocas do Hydria fizeram tudo como manda o figurino. Uma versão não necessariamente pesadíssima, mas ainda assim, um cover metalizado. A vocalista Raquel Schüler mantém a forma suave de cantar (característica do Hydria), e de certo ponto, da própria Madonna.

3. Separate Ways (Worlds Apart)
Original: Journey
Álbum: Frontiers - 1983
Link
Cover: Andre Matos
Álbum: Time To Be Free - 2007
Link

- Seria uma maldade me perguntar qual das versões eu gosto mais. Essa é uma das releituras que eu mais gosto all time, que ganhou até um clipe exibido pelo programa Agenda +, da emissora IPCTV, transmissora de programação em português no Japão. A qualidade do vídeo é super questionada, mas a da música é certa: faixa obrigatória no player de qualquer ouvinte do maestro.

4. You're The Voice
Original: John Farnham
Álbum: Whispering Jack - 1986
Link
Cover: Blind Guardian
Álbum: At The Edge of Time - 2010
Link

- Foi uma grande surpresa saber que o Blind Guardian, banda que vive com os pés na terra de Tolkien, gravaria essa música. O som que saiu foi uma versão pesada, com o vocal meio rasgado do Hansi, que soa pop e heavy metal ao mesmo tempo. Além disso os alemães inseriram sua marcada registrada, o refrão em coro, daqueles bem animados ao estilo cantando ao redor da fogueira.

5. Beat It
Original: Michael Jackson
Álbum: Thriller - 1982
Link
Cover: Raintime
Álbum: Flies & Lies - 2007
Link

- Um exemplo bacana de que uma banda de death metal pode fazer um clássico não se transformar num punhado de grunhidos inaudíveis. Não existe nada acima da média na versão do Raintime, mas é um trabalho decente, e que eu gosto.

6. What a Feeling
Original: Irene cara
Álbum: What a Feelin' - 1983
Link
Cover: Edge Of Forever
Álbum: Demo - 2006
Link

- Eu diria que esse é um dos covers mais próximos do original. Os italianos do Edge of Forever mantiveram algumas partes da versão imortalizada por Irene Cara, parte da trilha do dançante Flashdance, e deram um ar hard rock e AOR gostoso de ouvir na música como um todo. Uma curiosidade: apesar de ser mais conhecida por What a Feeling, o nome original da música é Flashdance..What a feeling.

7. Alone
Original: Heart
Álbum: Bad Animals, 1987
Link
Cover: After Forever
Álbum: Metallic Emotions (Vol. 1) - 2007
Link

- Boa parte do tempo de pesquisa foi usado aqui, pra encontrar informações a respeito de quando o After Forever gravou essa pérola. Trata-se de uma compilação em CD e DVD feita pela Nuclear Blast, cujo nome é Metallic Emotions (Vol. 1). Aqui Floor Jansen canta o clássico da banda Heart num acústico lindo.