Na última quarta-feira (6) o mundo nerd foi surpreendido com uma notícia diferente, mas positiva: Riri Williams, estudante de quinze anos do MIT vai assumir as sandálias de ferro como sucessora de Tony Stark. Foi o Alerta Atenas e cá estamos com a coluna mais legal das internetes.

Não é a primeira vez que uma mulher usa a tecnologia Stark e salva o dia, entretanto, vide a Resgate, identidade secreta da querida Pepper Potts. Mas é.. É a primeira vez que uma personagem afro-americana ganha esse destaque no universo Homem de Ferro, e merecidamente: Riri Williams foi apresentada na edição 7 de Invincible Iron Man por chamar a atenção ao construir a sua própria armadura a partir de uma armadura descartada do gênio, playboy e filantropo.

Não por acaso a série será relançada com ela como protagonista.

E, pouco depois do anúncio da HQ, veio a primeira imagem da armadura da moça, que é bem animadora:

O design é de Stefano Caselli, e traz uma figura mais magra, talvez mais alta, sem aquele ar de bodybuilding de metal. Não vemos o Reator Arc, e fica a dúvida: como a armadura é energizada? Afinal, o reator é famoso não só por ser a fonte de energia dos trajes Stark, mas é o que o mantém vivo.

Mas esse design, o quê dizer?

Eu digo: é ótimo ver uma heroína fugir desse fantasma tão chato: as armaduras femininas com seios, que mais sexualizam do que protegem as personagens. Não tem lógica, e só porque a coisa é ficção, não deveria ser desculpa pro nonsense. Plus: Riri ainda é adolescente, e essa sexualização pegaria mal para o que a Marvel quer alcançar.

Também não é de hoje que a Marvel coloca no mercado versões femininas dos seus heróis: Lady Deadpool, Lady Thor, Spider Gwen, febre de popularidade entre os fãs. Nada disso é novo. E se a Casa das Ideias vai ser acusada de mudar personagens consagrados "só para atender as gerações mais novas.."

Dá pra gente discutir isso em um item só:

1- A Marvel é famosa por versões alternativas de tudo, de uma pulga ao Deus do Trovão. Têm não-sei-quantas Terras, etc. Dá para entender a rejeição do público à mudança, mas no fundo.. Entende onde eu quero chegar? Tony Stark não morreu (até agora) pra ceder lugar para a Riri. Já outras mulheres da ficção..

No geral é um excelente chamariz para conquistar os novos públicos, e pode contar que a pessoa que vos fala vai ficar de olho na Riri. Quando? Não posso dizer, pois o relançamento da série Invincible Iron Man ainda não tem data definida.

Entretanto, nós vamos vivemos por esse mundo, de menos armaduras femininas com seios.