Chegamos ao terceiro texto de 'Cinco Semanas de Deadpool'! O especial do HMBR segue abrindo caminho para a estreia do filme do Deadpool no Brasil, mas se você perdeu os primeiros posts, nada tema: leia a biografia, e saiba em quais games encontrar o Mercenário Tagarela. Feito isso, prepare-se, pois hoje é dia de falar de uma das coisas mais importantes da vida do Deadpool.. A quarta parede!

Duas coisas me fizeram conhecer o Deadpool: o uso de cultura pop, e a famosa "quebra da quarta parede." Na época eu nem ligava tanto para as nerdices, mas vivia pesquisando sobre isso e descobri que era um recurso muito bom, apesar de não saber a origem. Hoje eu sei, e é ainda mais o maior motivo pelo qual eu gosto tanto do Deadpool, pois é um recurso que o torna único, ácido, irônico, engraçado, divertido, indo na contramão dos heróis e até anti-heróis mais famosos.


A quarta parede mostrada de forma visual
O que é a quarta parede?
O conceito de quarta parede existe fora do universo do Deadpool, embora origem certa ninguém sabe. Dizem que pode ter começado na idade média com o Teatro Saltimbanco, no qual os atores atuavam em uma carroça que os ajudava a viajar por outros vilarejos. Outro momento histórico dessa parede tão famosa é o Teatro Elizabethano, na côrte da rainha britânica Elizabeth I, que era realizado para a nobreza como distração, e muitas vezes era preparado com intuito de atacar ou criticar diretamente, atitudes e comportamentos da própria nobreza na côrte.

Já na era moderna a expressão é usada para se referir à divisória entre a ficção e o público. 

A quarta parede é a suspensão temporária da descrença que separa o público e a ficção, pois a plateia normalmente aceita de forma passiva a presença de uma quarta parede, sem pensar nela diretamente. Já reparou nisso? Ela faz então uma peça ser encarada como um evento real (teatro tradicional). A presença da quarta parede é um dos melhores, mais bem estabelecidos elementos da ficção, que alguns artistas passaram a usar como efeito dramático. E um dos meus favoritos também.

Até para o menino Wade o Cavaleiro das Trevas é motivo de dor de cabeça
O que é a quebra da quarta parede?
Agora você sabe o que é a quarta parede, então fica fácil entender o que é a quebrar a bendita. Tudo começou no teatro épico de Bertoli Brencht, desenvolvido para contrastar com a teoria do drama de Constantin Stanislavski: uma personagem dirige a atenção para a plateia, ou toma conhecimento de que as personagens e ações não são reais. Soou familiar, né? O efeito que isso causa é imediato: a plateia lembra que a peça é uma ficção, e todos passam a vê-la sob outro ângulo, de forma menos passiva e mais crítica, eliminando o risco de alienação.

O "derrubar a quarta parede" é bastante usado para criar um efeito de humor nonsense, já que ele pode vir do nada dentro de uma narração. Outro recurso que também é muito utilizado é a metalinguagem (teatro contemporâneo), já que muitos desses trabalhos que exploram esse recurso são definidos como pós-modernistas.

Demitir o narrador? Com a quebra da quarta parede é possível.
A quebra da quarta parede na cultura pop
Deadpool é famoso por fazer isso, mas ele não é o único. Outros exemplos igualmente famosos de quebra da quarta parede você encontra em séries como House of Cards, The Office, Doctor Who, e filmes como O Último Grande Herói, MatrixO Show de Truman, sendo que esse filme em especial eu recomendo 100%, pois eu gosto muito dele.

Nos desenhos também tem quebra de quarta parede. Ben 10 (!), Du, Dudu e Edu, Animaniacs (esses mais do que a maioria), Family Guy, Os Simpsons, Ultimate Spider-Man, Hora de Aventura, e games como Final Fantasy, Metal Gear Solid, Donkey Kong, Serious Sam (que eu adoro e também indico), até em Splatoon você não foge dela. Por fim, nos quadrinhos você pode ver além do Mercenário Tagarela, como Coringa, She-Hulk, Homem-Animal, e Howard the Duck colocam a quarta parede abaixo.

Lembra de algum outro? Deixa aí nos comentários!

Não está sendo fácil, Wade.
Deadpool e a quebra da quarta parede
A relação do personagem com esse recurso é deveras interessante. Nos quadrinhos Deadpool é esquizofrênico, isso nós sabemos, e por isso muitas vezes ele apresentou transtorno de múltiplas personalidades. E como essas personalidades (a exemplo da imagem que ilustra o post) se manifestaram? Através da quebra da quarta parede! Exemplos disso são os famosos blocos amarelos nos quadrinhos do Deadpool onde ele fala consigo mesmo, desabafa, é irônico, ou então na simples convivência com outros personagens, quando ele mostra a consciência de saber que é um personagem ficcional.

Agora você sabe que Deadpool não é o único a quebrar a quarta parede, mas que do jeito que ele faz, sempre carregado de humor irônico e ácido, fazendo críticas a certos aspectos ao universo dos heróis tal como acontece no segundo trailer do filme (que têm umas quebras incríveis), torna o personagem mais interessante, afinal ele já não tem uma história de origem bonita e amarradinha estilo Steve Rogers, então ter essa consciência constante de que ele é parte de uma ficção, de que os seus amigos e o meio onde todos vivem, é tudo de mentirinha, o torna também complexo, não apenas "cool."

Qual a sua quebra de quarta parede favorita do Deadpool? Diz aí nos comentários!

Ah, e lembrando que Deadpool estreia nos cinemas em 11 de fevereiro de 2016.

Fontes: (1), (2), (3)