Chegamos ao fim de uma era.

De acordo com o site animeanime.biz, o estúdio Manglobe deu início ao processo de falência no último dia 29. E você, que gosta de animes, sem dúvida conheceu duas das suas produções mais famosas: os animes GANGSTA e Samurai Champloo.

Ao que parece a informação não era de conhecimento comum, muito para a surpresa dos contratados envolvidos que, definitivamente, não tinham a menor ideia que os seus empregos tinham virado história. O animador, Toshio Kobayashi (aka SNIPES), tuitou na noite da última quarta-feira (30): "[Urgente] Por favor me arranjem trabalho", seguido do tweet "[Notícia Extraordinária] Estou desempregado." Já Hideo Komori, diretor do filme Hayate no Gotoku! tuitou, "Meu salário não foi enviado?..."

Na ocasião da falência o estúdio estava trabalhando no filme do anime Genocidal Organ, bem como numa série de aguardados filmes baseados nos trabalhos do novelista Keikaku Itoh. Com a notícia, a tendência é que as rédeas do filme sejam assumidas por outra companhia, e a data de estreia, programada para 13 de novembro, sofra atraso.

O estúdio japonês Manglobe foi fundado em 2002 e ficou conhecido pela alta qualidade dos animes, que permitiram a expressão da criatividade única de seus criadores. Conhecendo o sucesso logo na sua primeira produção, o ótimo Samurai Champloo que eu vi duas vezes e recomendo, sem dúvida o estúdio fará falta.