Eu não sou uma boa leitora. Em geral. Quem vê o quanto eu escrevo -mais em quantidade do que qualidade- diz que não acredita. Mas depois dessa notícia por que não considerar o incentivo? Amanhã nos Estados Unidos sai a edição 8 da HQ Thor que finalmente vai revelar quem é a mulher que assumiu o Mjolnir, mas como a informação vazou ontem à noite em alguns fóruns, a Marvel se viu forçada a adiantar a contar.
Repetindo: o texto a seguir contém spoilers.
Jane Foster, a super cientista e interesse amoroso de Thor Odinson nas HQs e no cinema, é a moça por trás do elmo misterioso. Achei fantástico. Gosto muito da personagem, principalmente a versão cinemática porque eu sou muito fã da Natalie Portman. Sempre considerei a Jane pouco explorada, e muito retratada como gancho (ou como dizem os americanos, plot device) pra atingirem o Thor, sem ter a chance de viver o próprio momento dela, mesmo que de alguma forma fosse ligado a ele.
Mas calma que a notícia continua. Jane Foster se torna sim a Deusa do Trovão, mas ao mesmo tempo também luta contra o câncer de mama, e a transição dela mortal para deusa parece piorar o seu estado de saúde. Daí quando não está empunhando o martelo, ela volta à sua forma humana. Aí é que deu o ruim.
O recurso da personagem feminina que ganha destaque, mas sempre vem com um drama ou doença mortal como adicional de fábrica é velho. E chato. Por um lado ao menos mostra o quanto a mulher (mesmo as da ficção) são guerreiras sempre, não importa a condição. As circunstâncias em que Jane viajou até a Lua e mostrou-se digna de levantar o martelo ainda são um mistério, mas, no anúncio oficial o roterista Jason Aaron diz que não foi considerada outra personagem que não fosse ela:
"Nunca pensamos em mais ninguém. A questão nem era fazer mistério sobre a identidade. Eu me diverti nessas últimas oito edições com o suspense sobre o nome da Thor, mas tudo isso foi uma preparação para a verdadeira história. E a história de Jane é a que eu quero contar".
Sinceramente? No começo eu achei a ideia da Thor só uma isca pra atrair os fãs que vivem "na onda" da justiça social e etc. Porque apesar da representação feminina ser um problema abraçado por muita gente, não dá pra negar que muita gente abraça por hype, mas rage a parte, o passo é enorme pra representação feminina, pelos motivos que eu comentei no post sobre a série AKA Jessica Jones.
Impossível dizer se a Jane sobrevive, se vai morrer logo e o Thor volta ao antigo posto, se nenhuma dessas opções. Ainda é cedo. No fim das contas eu vou comemorar do mesmo jeito. Vou deixar duas páginas da HQ (em inglês) que me deixaram com a sensação de saldo positivo, é só clicar e ampliar pra ver em tamanho original.
0 Comentários
Deixe seu recado! Mas lembre que spams, ofensas e comentários anônimos não serão aprovados.