Finalmente. Depois do calvário, hora de colocar a vida nos eixos. E com isso quem volta é o nosso querido Listão! Bem fora do dia de costume, eu sei, e os motivos vocês podem ler aqui. Fiz uma força de escrever o post que sim, é dos mais trabalhosos, mas é um dos meus favoritos. O timing para sairem vídeos com ótimas músicas não podia ter sido melhor.
Então é isso.. Pode clicar sem medo porque tem de tudo: prog, power, death melódico, instrumental viajado, groove, rock farofa e aquela variedade com qualidade que você só acha aqui.
Então é isso.. Pode clicar sem medo porque tem de tudo: prog, power, death melódico, instrumental viajado, groove, rock farofa e aquela variedade com qualidade que você só acha aqui.
Symphony X
E o Symphony X nos presenteou com um dos lyric videos mais bonitos da atualidade. O jogo de cores é impecável, o visual é dark na linha dos 2 últimos álbuns (Paradise Lost e Iconoclast), sem papagaiadas (viu como menos pode ser mais, Nightwish?), os efeitos me incomodaram na leitura da letra, mas não tanto.
(Lembra bem o que fizeram com "The Essence of Silence" do Epica)
Já a música é o bom e infaível prog que Russell Allen & cia sabem fazer tão bem. Vocal acima de qualquer suspeita, bastante sincronia entre os músicos, e um foco bem grande no lado melódico da banda, mas claro, sem esquecer daquela fritação básica do único guitarrista. E uma fritação que não é chata, então outro ponto pra banda.
House of Lords
É bem interessante ver como a Frontiers Records vem se especializando em tudo o que é melódico, seja rock, hard e/ou metal. O som é meio bonachão, bom pra quem quer uma banda pra alternar entre a velocidade/peso/obscuridade de outras bandas, ou prefere algo mais simples, com toque leve de Bon Jovi, mas sem abrir mão daquela dose de guitarras que não faz mal a ninguém, claro.
Powerwolf
Taí o retorno de uma banda que eu gosto muito, que é muito peculiar, coisa e tal. Infelizmente o trailer abaixo não revela nada do álbum em termos de som, mas eu torço com todas as torcidas que essas orquestrações sejam parte dele. Ou que ao menos venha algo desse nível, porque unir isso ao vocal maravilhoso do Attila Dorn, realmente.. Todas as chances de cumprir a meta ambiciosa de "ser o álbum de power metal do ano".
Soilwork
Lembram que há um bom tempo eu postei esse vídeo num Listão? Na época ele era vazado, hoje vem oficialmente com a performance de uma das músicas mais lindas que você vai ouvir na vida. Mesmo. Quem disse que death melódico não emociona? E não bastando ser uma das minhas músicas favoritas do Soilwork, teve a participação inesperada (sério, eu realmente nunca pensei nisso) da Floor..
.. E que foge de todas as controvérsias atuais. Graças a Deus. Gosto demais dela, mas essa canoa furada onde ela se meteu.. Tá difícil de apoiar. Sobre o dueto dela com o Bjorn, é uma ideia que o Soilwork devia considerar pro futuro. No próximo álbum. Oficialmente.
A Última Theoria
Momento BR hue do Listão. Porque quando o som é pesado e é de qualidade eu não me importo, pode vir da Letônia ou de Goiânia, sempre tem um espaço na minha agenda pra dar uma conferida e indicar pra vocês. Diferente. Eu já conhecia a banda, mas nunca tinha parado pra ouvir (a velha história), se você também vinha nessa, fica esse show completo no Showlivre.
Starkill
Nunca canso de notar como esse tipo de música antes me causava até uma certa repulsa, mas hoje eu gosto muito, ou no mínimo tolero numa boa. Não vou enganar, "Winter Desolation" é barulhenta: muito gutural, muita guitarra, a bateria às vezes fica um pouco confusa.. Mas vale a pena ouvir sim. O refrão dá um contraste diferenciado.
Impellitteri
Eu sei que postei uns dois ou três vídeos da banda que tem exatamente o mesmo cenário, então já nem sei mais se são a mesma música ou músicas diferentes.. Então eu peço desculpas infinitas se o vídeo for repetido. Mas a música é bem trabalhada, indico principalmente pra quem curte metal ao estilo Racer X, Rob Rock ou Michael Angelo Batio.
Lamb of God
Em outro post eu falei sobre o lançamento oficial de "Still Echoes", agora a música ganhou lyric video e outro visualmente bem legal mesmo. Repito meu elogio ao Chris Adler na bateria, que ficou animal, e embora eu nem sempre tenha toda paciência do mundo pras letras da banda ou o vocal do Randy Blythe, aind gosto de ambos. Discretamente. Não é o tipo de banda que eu ouço sempre, mas recomendo na mesma.
Tesseract
Em mais de um Listão eu falei sobre o Odyssey/Scala, novo DVD do Tesseract com o novo-antigo vocalista e tal.. Pra minha total surpresa a Century Media liberou ele 100% na íntegra no Youtube, então se você gosta da banda, gosta de djent ou quer aprender mais sobre os dois, ótima chance. Só não tenho ideia de por quanto tempo vão deixar ele online ou se vai ser definitivo.
Coal Chamber
Eu gosto dessas músicas que você começa a ouvir sem grandes expectativas, mas logo se envolve e quando percebe, tá batendo pé, batendo cabeça e pesquisando o nome da banda na Wikipedia. O refrão é ótimo, tem um pouco de groove e esse ar de new metal pode fazer muita gente torcer o nariz.. Mas eu sei que você, leitor(a) nosso, é diferente e não fica nessas picuinhas bobas.
Helloween
Vou contar pra vocês uma coisa que depois vai ser impossível de desver: o riff inicial e alguns trechos da música têm toda a cara de algo que não é da banda. Adivinha o quê? Aquatic Ruin de Sonic 2! Pode ouvir aqui e conferir. Até que pesquisei pra ver se tinha sido proposial, ou se como sempre eu ouvi demais, RISOS. Mas enfim, fica a curiosidade.
Não tem muito que falar do Heloween. A banda é um medalhão do power-melódico e ainda explora a vertente muito bem. Tá certo que vira e mexe fica meio clichê, mas é aquilo.. Você que conhece a banda, consegue imaginar ela partindo pra outro lado que não seja esse? É o mesmo fator que pesa no som do Hammerfall, por exemplo.
A pausa que eles fazem em torno de 02:35 até 03:00 é muito, muito boa. Linhas de baixo audíveis, é a velha história: a música tem isso e ganha o meu coração na primeira ouvida. Também gosto muito do Andi Deris. Idem a historinha do vídeo, parece que a tem gente que anda ligada em Star Wars.. Ficou bem bacana.
Emperors And Elephants
Momento underground do Listão. Pra você que chegou aqui há pouco tempo, eu explico: sempre que possível o Listão de vídeos tem uma pérola menos conhecida, geralmente que eu garimpo no canal da BlankTV hoje fica por conta do Emperors And Elephants. Som diferente, pesado, com vocais bem particulares. Gostei da atmosfera também. Diferenciado.
Kelly Keeling
Eu confesso que ia tirar esse vídeo do Listão, mas acabei voltando atrás quando logo na primeira música eu notei minha leve balançada de cabeça. No ritmo da música, RISOS. É mais um lançamento da linha melódica que só confirma o argumento sobre Frontiers Records que eu deixei lá no começo do post. Tô curtindo. Som bem animado.
Unleash The Archers
Fiquei absolutamente empolgada com esse teaser. E olha que eu nem conhecia a banda. A presença feminina no power metal não é mais novidade, mesmo a maioria delas ainda vindo do metal sinfônico. Entretanto, mulheres vocalistas saindo da linha pseudo lírica ainda não é tão frequente, porque ok, elas até existem, mas é um detalhe que ainda precisa melhorar.
E é mais legal ainda que a banda é canadense, fugindo do circuito Finlândia/Alemanha. O som é deixa boa impressão, fiquei animada de verdade. Ah! Os guturais ao fundo deram um toque especial alla Sazon à música.
Burning Point
Pra quem gosta de guitarras rápidas e um tanto estridentes, essa é a hora. E com vocais femininos, viu? Nitte Vallo, ex-Battle Beast, banda que às vezes eu falo por aqui. No começo do Listão eu tentava trazer o máximo de lançamentos possíveis, mas me sobrecarregava muito, agora eu falo só do que eu acho mais interessante.. Então aproveite.
My Sleeping Karma
Hora de curtir uma viagem. Literalmente. O mix de rock progressivo, psicodelia, um instrumental de peso mediano e muito bem trabalhado é um prato cheio. Por volta dos seis minutos a melodia dá um freio e fica embalada, sutil, até. Bem frágil. (emocionalmente falando) Fiquei impressionada. Mesmo. Seria outro nome pra lista eterna de resenhas? Hm.
Savatage
Taí uma pérola que os fãs do ilustre Jon Oliva vão adorar. Comemorando a futura reunião que o Savatage agendou para a edição 2015 do Wacken, a earMUSIC vai lançar (claro) uma compilação com alguns dos clássicos previstos de tocarem nesse show histórico. E é nesse pique que eu encerro mais um Listão. :)
0 Comentários
Deixe seu recado! Mas lembre que spams, ofensas e comentários anônimos não serão aprovados.