Taí uma notícia deveras legal de dar: recentemente a Banda de Música do Comando da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada tocou nada menos que "Smoking Snakes", do Sabaton, banda que eu nunca vou cansar de elogiar. Se você não sabe (ou não lembra), a música apareceu no mais recente álbum dos suecos, o Heroes, e fala sobre os 3 soldados brasileiros que lutaram até a morte contra um pelotão inteiro de alemães nas montanhas italianas, em 1944.

Em entrevista ao blog oficial do exército brasileiro, o baixista Pär Sundström explicou que a ideia para "Smoking Snakes" veio enquanto ele fazeia algumas pesquisas para o Heroes: "Eu tentei pesquisar a palavra 'Helden', que quer dizer heróis em alemão. Então eu me deparei com a história dos Drei Brasilianischen Helden (Três Heróis Brasileiros) e a partir daí, nós aprofundamos a nossa pesquisa e decidimos escrever a música."

Bacana, certo? Na escola vocês com certeza já ouviram falar sobre a passagem brasileira pela Itália, Monte Castelo, Legião Urbana, uma das raras participações de destaque das forças armadas brasileiras na história de guerras.. Ou uma das únicas mais faladas. Sempre legal conhecer outro lado dessa mesma história.

A cobra fumante é o mascote da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que foi enviada para lutar contra o exército nazista na europa durante a Segunda Guerra Mundial. O envio foi uma resposta ao ataque promovido pelo submarino alemão U-Boast, que afundou navios brasileiros no Atlântico.

O mais interessante da música é ver os gringos se esforçado pra explicar o significado da expressão quando a cobra fumar, que um equivalente do quando os porcos voarem dos americanos. Na época muitos acreditavam que "era mais fácil ver uma cobra fumar, do que ver o grupo de negros e índios do exército brasileiro derrotarem os soldados nazistas em combate." Daí o exército adotou a figura de linguagem como mascote e foi assim que a Força Expedicionária ficou conhecida: como as "cobras fumantes."

Depois do retorno bem sucedido do exército brasileiro da Europa, a expressão que era até um tanto preconceituosa acabou mudando, se transformando no famoso a cobra vai fumar, mais relacionado a uma coisa bem provável de acontecer. Porque Sabaton é cultura e o vídeo ficou incrível. Mesmo. Chega arrepiar, ainda mais se você é fã do Sabaton feito eu sou. Petição pras duas bandas regravarem a música porque ficaria lindo. Pode anotar.



Créditos: Sabaton Brasil
PS: edição sensacional