O primeiro listão de lançamentos em vídeo de 2015 está caregadíssimo daquela qualidade de sempre, e uma variedade que você ainda encontra só no Hardmetal Brasil. Pegue seu barril de água (por que esse calor de deixar o Saara com inveja, certo?), aumente o volume, e comece a leitura e prepare o play.


Serious Black

Começando com uma banda que já passou mais de uma vez pelo nosso listão. Talvez não seja o tipo de banda para ouvir sempre, mas o Serious Black tem potecial para ser no mínimo interessante, afinal se não fosse por isso (momento esnobe), essa não seria a terceira aparição no listão. "High And Low" explora com peso os teclados, tem um refrão simpático, e promete chamar a atenção dos nerds da guitarra por ser mais um projeto do guitarrista Roland Grapow.




Orden Ogan

Nada como um power metal bem tocado de vocais encaixados, porque é uma fórmula batida (das mais batidas), mas se executada direitinho, funciona a zero bala. E o Orden Ogan acertou rigorosamente tudo em "Ravenhead", música que tem uma leve lembrança de Blind Guardian (e definitivamente é 0% surpreendente dizer isso, risos), cuja bateria empolga, mas que empolga e até surpreende mesmo é com as vozes, da lista de músicas para ouvir e se sentir épico.




Doro

Deu a louca de 200% no gerente e a AFM Records liberou não só um, mas dois shows completos da Metal Queen para os fãs assistirem. Tudo 0800, ao alcance de um clique: o primeiro deles é o Classic Diamonds, DVD que a cantora Doro Pesch gravou em 2004 com filmagem dos shows em Hamburg, a participação no programa de TV Rockpalast, e a passagem pela edição 2004 do Wacken Open Air, que contou com as participações de uma orquestra de 30 pessoas e Blaze Bayley, ex-vocalista do Iron Maiden.

O segundo é o 20 Years - A Warrior Soul, DVD gravado em comemoração aos 20 anos de carreira da Rainha, com filmagem do super show realizado no Phillips Halle em Düsseldorf, que contou com as participações do SaxonLemy Kilmister (Mottorhead), novamente do Blaze e mais.








U.D.O.

Eu disse que a gerência tinha ficado doida e se você não acreditou, vai outra prova: o show completo do U.D.O., saído direto do DVD Nailed to Metal, gravado em 2003 na Rússia despejando o peso do incomparável heavy clássico alemão. Dica quente.



Shakra

Sim, você leu certo: essa é a sua blogueira favorita pausando o metal nosso de todo dia, e dedicando um espaço no post para levar a palavra do infalível hard rock. Com o Shakra eu fecho a mini lista de DVDs postados no canal da AFM Records, deixando o DVD My Life - My World gravado em 2005 pelos suíços. Farofa de qualidade!




Battle Beast

Já não é de hoje que você me vê falando do Battle Beast, banda que eu acompanho desde o começo. lá na Hardretrô 2014 fechei o vídeo com um resumo dos lançamentos 2015 e os finlandeses estão na lista com o power-pegajoso Unholy Savior, mas estão desculpados, afinal, é a Finlândia. Agora você ouve as samples do álbum e se as músicas completas mantiverem o pique, olho vivo porque esse álbum vai surpreender. Destaque na sample quebra-tudo-no-caldeirão de "I Want The World".



Enslaved

A melodia seca de  "Riitiir" é muito bem-vinda, não tem aquela teimosa de tornar tudo sinfônico, e apesar de ser viking metal, não tem os vocais alla Amon Amarth, invés disso seguindo o padrão agudo e rasgado do black metal. O Enslaved também acertou vocais limpos envolventes, e apesar da música ter mais de 5 minutos de duração, ela passa até rápido porque o clichê é real, tudo o que é bom dura pouco.



Ensiferum

Quem aterrisa no listão agora é o Ensiferum e o seu novo single/vídeo, "One Man Army", que no quesito vídeo optou pelo preto e branco dramático (mas às vezes um pouco escuro demais), e que no quesito música acertou um som que na verdade lembra mais outra banda, o Norther, cujos vocais também foram liderados pelo Petri Lindroos (vocalista do Ensiferum). A salada é intensa, e apesar de terem chamado a música de muito Nightwishizada, eu até que gostei.



Periphery

No primeiro Cover de Quinta do ano você me viu citar o Periphery e oh quem diria, a banda lançou uma faixa do novo álbum (que também foi mencionado lá no Waka Talk) e "Alpha" definitivamente vale a ouvida pela linha progressiva com vocas limpos puxados pro moderninho, combinação que é uma ótima pedida para os fãs de TesseracT. Tudo isso faz parte do Djent, movimento que é uma espécie de spin off do metal progressivo e que tem as duas bandas + o Xerath (outra que já passou no blog) como grandes nomes. #NerdicesDoMetal



The Agonist

O terceiro single do novo álbum do Agonist recebeu o primeiro clipe da era Vicky Psarakis. "Gates of Horn And Ivory" é promissora em termos de melodia, e nos vocais limpos mostra a qualidade que Vicky teve a chance de mostrar (até bem mais) no single "Disconnect Me". Os guturais precisam melhorar, mas por acompanhar o trabalho da vocalista há um tempinho, sei que espaço ela tem para aprimorar principalmente a dicção nos trechos agressivos.

(Embora seja um problema que até a Alissa enfrentava, então fica registrado o empate técnico)



Harmony

Apesar de ser cristã, nem todas as bandas cristãs que clicam comigo, meu cérebro é ultra criterioso. Entretanto, o Harmony é uma dessas exceções, mesmo que se apoie constantemente no surrado power progressivo. "Son of The Morning" não tem nada de exatamente fantástico, mas se você der play para ouvir, vai curtir o som que tem aqui.



Jaded Star

O female fronted é cheio das suas novelas, e dramas, e surpresas. Não me perguntem por quê, mas eu venho meio que acompanhando as atividades do Jaded Star desde o começo, topei com esse trailer e fiquei um tanto quanto curiosa com o novo projeto da vocalista Maxi Nil, ex-Vision of Atlantis e cuja voz dificilmente passa despercebida. Fica o vídeo, a curiosidade e a expectativa encerrando o nosso listão.