Para o post vou usar um pouco das convicções que uso e dicas de profissionais do ramo "musiqueiro" que encontrei ou que enviarem para a gente postar.
De início o que indico é: não se prenda a marca! Obvio que a marca de uma guitarra pode lhe dizer um pouco da guitarra porém, de nada adianta uma guitarra com marca forte, se você não se adapta a ela e não se sente confortável.
Mas Waka, isso é um absurdo cara, uma Gibson faz milagre acontecer!
Nesse caso concordo pela experiência que tive com uma porém, acredito ser algo meu por gosto ou jeito, me adapto bem ao modelo Les Paul. De marcas de peso já pude experimentar Gibson, Ibanez e a nacional Tagima. Se a marcar importar para você, busque as características a seguir nelas:
![]() |
Talvez a Guitarra perfeita esteja em uma Galáxia muito distante ... |
Conforto com o instrumento. Pegue a guitarra e veja como se sente tocando ela, como suas mãos reagem e você se sentem emocionalmente. Comigo essa sensação veio com as guitarras Tagima. Tocar uma Tagima ou sua sub-marca Memphis é uma alegria. A mão desliza pelo braço da guitarra sem estranheza e me sinto muito familiarizado com uma.
Está confortável em toca-la? Faça os testes com os arcodes agora para sentir como sua mão age nela. Parece repetição da dica anterior, mas não é (lol). Se sua mão tá indo soltinha e os acordes estão de boa sem que a guitarra esteja plugada, vamos ao próximo.
O som dela também será importante mas lembre-se: você pode no futuro quando entender melhor poderá "tunar" os captadores. Se o som dela lhe agradar tanto limpo quanto "sujo", minhas recomendações básicas terminam aqui.
Agora vou contar um pouco mais sobre minha experiência com algumas marcas e pode ser polêmico:
Tagima/Memphis: Minha primeira guitarra foi uma Memphis MG32, uma bela guitarra básica para iniciantes tanto em desempenho quanto preço, ou seja: pode colocar na tabela de bom custo x beneficio. O braço dela é macio e confortável. A mesma coisa se aplica as Tagimas "de verdade". Já pude experimentar as custom K1 (Kiko Loureiro signature), E1 (Edu Ardanuy Signature) e as Special. As custom têm suas particularidades para quem foi pensada, enquanto a Special recomendo se puder começar com ela.
![]() |
Tagima Dragon ... shut up and take my money |
Ibanez/Gio: Uma Gio nunca vi na vida honestamente porém, já pude tocar algumas Ibanez. Um ótima guitarra porém, não tive o mesmo "toque mágico" que tive com a Tagima. Tenho conhecidos que possuem uma Ibanez justamente por terem sentido a mesma coisa que eu com a Tagima e por terem curtido também a guitarra. Também a recomendo, é confortável tocar e dá sensação de poder.
Fender/Squire: Talvez a maior polêmica. Hype dificilmente funciona comigo e aconteceu com uma Squire. Apesar da grande maioria das Squire simples vir com um Humbucker, eu não curti a guitarra particularmente. O braço dela não foi agradável e tocar as músicas nela foram um pouco triste pois deslizar pelo braço saia travado o movimento, mesmo músicas que eu tocava um pouco bem.
Outras guitarras que tive experiência foram da Schecter. Para alguns ela é desconhecida e se for para você, recomendo o teste. Uma guitarra legal de tocar e com ótimas opções de modelos. Utilizei bastante em aula, já que o Mestre dominava a arte e nos mostrava na Schecter padrão e 7 cordas.
![]() |
Se você quer sair do mainstream ... boa sorte com a guitarra do MAB |
Para terminar, a última marca que tenho experiência é com a SX. Todos sabem que amo hard rock, e se formos pelos esteriótipos das guitarras, o simbolo do HR é a Les Paul. Como o preço de uma Gibson assusta, consegui uma LP Custom da SX, graças ao Minha Guitarra Minha Vida. Até conseguir uma LP, namorava comprar uma Shelter Custom, também fora de cogitação. Quando vi a SX fiz os testes, pesquisei um pouco e fui encarar. Valeu muito a pena e a única coisa que o antigo dono me recomendou era trocar os captadores no futuro, mas estão dando conta ainda.
Segue abaixo um video mais técnico do Rafael Bittencourt sobre o assunto. O post será atualizado caso cheguem novas recomendações dos profissionais que entrei em contato ;)
0 Comentários
Deixe seu recado! Mas lembre que spams, ofensas e comentários anônimos não serão aprovados.