Sabemos que a internet é uma vitrine de talentos e talentos. Parte destes às vezes não duram mais que quinze minutos, mas outros tornam-se obrigatórios de serem conhecidos, caso que se aplica à PelleK e seu novo disco, um trabalho que surpreende de todas as maneiras.


Nascido na Noruega, Per Fredik Asly é vocalista da banda de metal sinfônico Damnation Angels, porém tornou-se conhecido através do canal que mantém no Youtube, gravando versões do que der na cabeça dele ou dos inscritos. Em 2010 PelleK iniciou a carreira solo com o EP My Demons e nesse ano lançou Ocean of Opportunity, seu segundo disco de estúdio.


O disco explora o melhor do metal sinfônico com orquestrações exageradas, pomposas e cinematográficas, capazes de dar inveja em qualquer tecladista finlandês. Entretanto, ele não ofusca o som das guitarras, que pelo contrário, estão bem presentes, sempre melódicas e épicas, tal como se espera de um disco do gênero.


E claro que temos um conceito, afinal, discos de metal sinfônico adoram conceitos: Ocean of Opportunity conta história de um funcionário municipal, que torna-se um caçador de aventuras em alto mar após a morte do seu grande amor. Uma ideia sentimentalista e interessante.


Destaques: Northern Wayfarer (*), Sea of Okhotsk, Gods Pocket

* faixa favorita

  • Conclusão
PelleK tem um grande potencial, vide a ausência de esforço na hora de atingir notas e fazer variações que exigem muita habilidade (palavras de um amigo que trabalha em musicais). Somando isso à série de nuances e momentos ocasionais ao som de flauta, temos dez músicas com qualidade para agradar os fãs de heavy metal. 


Os músicos que o acompanham são igualmente talentosos, não me deixando esquecer de falar do trabalho competente da bateria e juntos, os quatro criam um clima mágico que poderia facilmente ser parte da trilha de um novo Piratas do Caribe ou Zelda.


Curtidores de metal progressivo irão se interessar por faixas feito "Sea Okhotsk", "Sky Odissey" ou o épico encerramento "The Last Journey". Os curtidores de algo mais speed vão gostar sem dúvidas "Brigantine of Tranquility" e a nossa favorita, "Northern Wayfarer". Até mesmo os curtidores de happy metal vão ficar satisfeitos ao ouvirem "Gods Pocket".


Ah, não deixem de assistir esse video, que mostra na prática a classificação da sua voz: quatro oitavas (a2-c6). Mesmo os leigos nas teorias de música vão perceber que é bastante coisa.



Formação
PelleK - vocais, teclados
Ingemar Bru - baixo
Stian Andrè Braathen - bateria
Patrick Fallang - guitarras

Tracklist
1. Elucidation
2. Northern Wayfarer
3. Sea of Okhotsk
4. Brigantine of Tranquility
5. Gods Pocket
6. Stars and Bullet Holes
7. Sky Odyssey
8. Transmigration
9. The Last Journey