Não sei vocês, mas tenho pouca paciência para programas como America's Got Talent, British Got Talent e similares. Entretanto, vi um link no perfil do Facebook da Charlotte Wessels (vocalista do Delain) e fui investigar, tendo uma surpresa e tanto: uma moça de aparência até bem bonequinha entra no palco do La France A Un Incroyable Talent (versão francesa da franquia "Got Talent"), e quando menos se espera sobe o som pesado seguido de altos guturais. Dela.

Rachel La Voix D'Homme é vocalista da banda de death melódico Dividead desde o começo de 2012, e pelo que pesquisei vi que o grupo tem uma sonoridade interessante, combinando passagens melódicas e thrash metal com vocais 100% guturais. No palco do programa Rachel canta a música Emma-0, da banda de death melódico suíça Sybreed, cuja versão original vou deixar aqui. O som é um mix das melodias do Pain com os vocais do In Flames na era Clayman/Reroute To Remain/A Sense Of Purpose.

Admiro a capacidade que a garota teve de se expor. Certamente ela sabia que seria bombardeada do jeito que foi, mas dadas as circunstâncias, o que era pra se tornar uma vergonha acaba chamando a atenção e fazendo o nome dela e de sua banda se tornarem conhecidos. Não espanta ver as reações pouco amigáveis da platéia -visivelmente perdida- e principalmente dos jurados, que apesar de estarem ali pra julgar a "música", tem um critério um tanto discutível com relação a isso.

Creio eu, entretanto, que o único caso onde a lógica não prevaleceu foi com Ari Koivunen, vencedor da edição finlandesa do programa Ídolos. Ari teve sua participação marcada por grandes hits do heavy metal e hard rock, com direito a Still Loving You do Scorpions na grande final, mas o que dizer? A Finlândia é a Finlândia. Após isso o garoto gravou dois cds solo e tornou-se vocalista do Amoral, banda com a qual está até agora.

Sobre a questão de vocalistas de metal cantando screams ou guturais, tenho uma ideia bem formada: é preciso mais do que urros de ogro pra me convencer. Um desses exemplos Alissa White-Gluz (THE AGONIST), que se mostra dona de uma boa técnica de guturais e uma ótima voz limpa.

E se você assim como eu não fazia a menor ideia quem era Rachel ou o Sybreed, deixo o video da apresentação da moça a versão original da música, que é até mais interessante.