Olá galera, vamos a mais um Power Chords e hoje estarei estreiando uma das idéias que tenho para a coluna, além da teoria musical junto com a "prática", e ela é: Perfil! Ou seja, vamos saber um pouco mais sobre um verdadeiro Guitar Hero, sobre sua vida, inspiração e um pouco de sua obra. Para começarmos, o escolhido é apenas o melhor guitarrista do país (para eu, e seus colegas de profissão), com você: Eduardo Ardanuy, o popular Edu Ardanuy!

Eduardo Ardanuy Lourenço

Nascimento: 20 de Junho de 1967
Origem: São Paulo - SP
Gênero: Hard-Rock, Power Rock
Período na ativa: De 1988 até os dias de hoje
Bandas: A Chave do Sol, Anjos da Noite, Dr. Sin
Característica: Guitarra Swingada
Influências: Deep Purple, Led Zeppelin, Van Halen.
Músicos preferidos: Steve Morse, Eric Johnson, Van Halen.

Na edição comemorativa de 10 anos da conceituada revista Cover Guitarra (abril de 2003), houve uma votação cujo título era Os melhores dos últimos 10 anos, Edu Ardanuy faturou o título nacional: melhor guitarrista, melhor vídeo aula, melhor solo, e sua banda Dr. Sin de melhor banda.

Nascido em 20 de junho de 1967, EDUARDO ARDANUY possui um currículo invejável. Considerado um dos melhores guitarristas do País, eleito tanto pelo público como pelas melhores revistas especializadas, é um modelo a ser seguido tanto pelos iniciantes como para aqueles que já possuem algum know-how no mundo da guitarra. Já participou de bandas como: A Chave, Anjos da Noite, Supla, Eduardo Araújo, e desde 1992, junto de Andria e Ivan Busic, a banda Dr. Sin, da qual faz parte até hoje.

Com a banda Dr. Sin participou de grandes eventos como: Hollywood Rock, Monsters of Rock, M 2000 - Summer Concert, abrindo show de grandes nomes do rock como: Ian Gillan, AC/DC, Dream Theater, Mr. Big, Steve Vai, Joe Satriani, Yngwie Malmsteem, Bon Jovi, entre outros.

Em 1998, junto com outros dois grandes guitarristas, Frank Solari e Sérgio Buss, montou o projeto instrumental TRITONE do qual foi gravado o CD Just For Fun (and maybe some money...) e também realizando shows pelo País.

No mesmo ano, em uma votação feita por 200 guitarristas brasileiros e organizada pela revista Guitar Player Brasil, foi eleito um dos dez melhores guitarristas do País onde pode ser conferido no CD produzido pela revista Guitar Player, junto a outros grandes nomes da guitarra brasileira.

Em setembro de 2000 o Dr. Sin lançou o CD Dr. Sin II que contava com a participação de um novo integrante, o vocalista americano Michael Vescera (ex - Loudness, famosa banda japonesa e ex - Yngwie Malmsteen). Michael Vescera permaneceu na banda por um ano, fazendo ao lado de Edu Ardanuy, do trio um poderoso quarteto.

Retornando a formação original, como Power Trio em 2003, foi lançado o primeiro DVD oficial da banda, o 10 Anos ao Vivo. Após esse belo presente para os fãs, o Dr. Sin lançou o Listen to the Doctors (álbum somente com covers tendo Dr no título), Bravo trazendo exelentes inéditas e o "remake" Original Sin, trazendo duas inéditas no lugar do cover de Have You Ever Seen The Rain.

Edu Ardanuy também é muito popular como professor de guitarra, já leciona a mais de quinze anos e vem ministrando aulas e workshops por todo País. (Tive a sorte tanto de ver um Workshow do mestre, quanto um show do Dr. Sin, obrigado Sesc Santos pelos R$ 1,50 mais bem gasto da minha vida).

Em 2008 finalmente recebemos o tão esperado projeto solo de Ardanuy, Eletric Nightmares. O foco das músicas foi cria-las focado em riffs, em vez de um tão comum CD instrumental de guitarristas onde temos solos atrás de solos e muitas vezes, um shred desenfreiado e sem sentido.

Ardanuy conta com duas video-aulas lançadas, Improvisação Sobre Modos e Riffs e Solos de Power Rock, essa os fãs fizeram a festa tendo um pouco das melhores rifferas e solos do mestre como Tritone, Zero, Futebol Mulher e Rock N Roll por exemplo.